Líder do ranking português e número 32 do mundo, o mesatenista Marcos Freitas estreia-se esta quinta-feira no WTT Feeder Otocec Eslovénia 2022, evento integrado no Circuito Mundial Profissional de Ténis de Mesa, denominado de WTT (World Table Tennis), que decorre na Eslovénia até o domingo. Esta é a 13ª etapa do Circuito Profissional.
O internacional português é o segundo cabeça de série do evento, entrando em ação na ronda relativa aos 32-avos de final, defrontando o inglês Tom Jarvis (102º RM).
“Neste momento, tenho o ranking alto [32.º], mas já estive muito melhor, já estive número sete, cerca de 10 anos no top-20. Desci agora umas posições, devido a algumas lesões que tive que fez com que não pudesse participar em algumas provas. Mas o objetivo a curto prazo é voltar na minha máxima força e voltar a subir no ranking mundial”, afirmou em entrevista recente à SportMagazine.
Recorde-se que o atleta madeirense fazia parte do Fakel Gazprom, clube russo em que estava há quatro épocas. A invasão da Rússia à Ucrânia, entretanto, obrigou o português a mudar de clube, assinando pelo Pontoise Cergy, clube francês que já havia representado durante sete épocas e no qual conquistou duas Ligas dos Campeões (2011/12 e 2018/19).
Na mesma competição em que Marcos Freitas representa Portugal, estará também presente o árbitro madeirense Décio Faustino, filiado na ATM Lisboa e que iniciou a sua carreira na Madeira, que recentemente atingiu a categoria internacional de Blue Badge, uma das mais importantes no contexto da modalidade.