Marco Meneses, nadador português, bateu, no passado domingo, o recorde do mundo dos 200 metros costas de natação adaptada. Este feito realizou-se no Open de Portugal 2023, no Funchal.
O nadador do Crasto terminou com 2.26,95 minutos melhorando o recorde do mundo de 2.28,24 na posse do checo David Kratochvil desde 9 de março em Lignano Sabbaiadoro, Itália. Este não é o primeiro recorde batido por Marco Meneses. O nadador paralímpico bateu o recorde do mundo dos 50 costas no decorrer do WPS World Series Great Britain de 16 a 19 de março de 2023, Sheffield (Reino Unido). O nadador português (S11) venceu a final dos 50 costas com 31,47 segundos (1026 pontos) melhorando o anterior máximo mundial também na posse do checo David Kratochvil (31,58).
“Este recorde era o que mais gostava de bater. Em Itália tinha batido, mas o meu adversário fez melhor que eu por isso vim aqui para fazer melhor. Aqui no Funchal, foi um recorde bem difícil, mas com o apoio do publico também ajudou muito. Eu sinto muito o apoio do publico o que me dá mais força. A gora o objetivo é no Mundial tentar conquistar medalhas”, disse em declarações à Federação Portuguesa de Natação.