A Confederação de Treinadores de Portugal, em parceria com a ACES e a Câmara Municipal de Viseu, organiza o 11º Congresso de Treinadoresde Língua Portuguesa, que se realiza este sábado (1 de junho) em Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, no Montebelo Viseu Congress Hotel 5* – em regime presencial, na Sala Caramulo, e também online. A SportMagazine (SM) esteve à conversa com Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine (SM) e presidente da Confederação de Treinadores de Portugal.
Acompanhe a 3ª parte da conversa.
SportMagazine (SM) – A procura deste evento para certificação é um facto mas algo mudou nos últimos anos?
Pedro Sequeira (PS)– Sem dúvida. Os treinadores, para além das temáticas atuais, que certamente lhes cativa a atenção, sabem que podem obter o respetivo certificado de participação. Isso também é uma coisa importante para os respectivos treinadores. Antes, nós organizávamos estes eventos e o facto de obterem o certificado e créditos para a renovação das licenças eram dos aspectos mais realçados pelos participantes. Mas, agora, diria que 90 por cento dos treinadores vão a este congresso e a outros porque se querem atualizar e ter acesso à formação através de formadores/treinadores de alta qualidade. O certificado e os créditos passaram para segundo plano, Agora, têm o certificado na mesma, mas não é esse o motivo principal que os leva a participar.
SportMagazine (SM) – Os objetivos ligados à presença dos treinadores no evento mudaram, então?
Pedro Sequeira (PS)– Os treinadores mudaram muito, eu diria que nestes últimos 10/15 anos. Agora, eles estão muito mais preocupados em ter acesso ao máximo de formação possível. Há treinadores com 10 ou mais anos de formação e não deixam de estar presentes porque, e este é um dos aspectos importantes, têm a possibilidade de estar, conviver e trocar ideias e experiências com treinadores de diferentes modalidades. Por norma, só estamos com treinadores na nossa modalidade, salvo algumas exceções de clubes mais ecléticos, e este ponto é muito positivo, porque adquirimos experiências e competências com treinadores de várias áreas.
“O Congresso é um evento único uma vez que junta treinadores das várias modalidades desportivas sendo o congresso uma excelente forma de partilhar boas práticas dentro da classe fazer o caminho do reconhecimento social do treinador. O Congresso tem um formato híbrido, presencial e online, para ir de encontro dos treinadores em Portugal e no mundo com temáticas transversais a todas as modalidades e à profissão de Treinador e dupla certificação para Treinadores e Professores de Educação Física”, destaca o Presidente da Confederação, recordando que o congresso está “creditado para revalidação da TPTD com 1,8 UC (presencial) e 0,9 UC (online) e para Professores de Educação Física (Grupos de Recrutamento 260 e 620) como Ação de Curta Duração (3 horas – painéis 1, 5 e 6)”.
Esta é a 3ª de 4 partes de entrevista a Pedro Sequeira.
Confira a 1ª parte aqui, e a 2ª aqui.
Saiba mais sobre este evento aqui.
Por: Pedro Silva