29 de Março 2024 00:23
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Mafalda Rosa e o foco total no Mundial júnior: “Sinto que tenho nível para um pódio”Exclusivo 

Foto: FPN/Simone Castrovillari

A lista de conquistas recentes em competições sénior, em especial para uma atleta de apenas 18 anos, credencia a Mafalda Rosa como uma das principais favoritas a subir ao pódio no Campeonato do Mundo de Águas Abertas de juniores, no sábado, em Mahé (Seychelles). Campeã europeia da categoria em 2021 e medalha de bronze na mesma competição este ano, a atleta do Clube de Natação de Rio Maior prepara-se para subir ao pódio agora a nível mundial.

Razões para acreditar não faltam a Mafalda Rosa. Afinal, a nadadora treinada por Nuno Ricardo chega a uma das principais competições júnior do ano respaldada por resultados com atletas de idade superior. Em junho passado, por exemplo, Mafalda Rosa foi 12.ª nos 10 km do Mundial absoluto de Budapeste e 9.º nos 5 km; ela foi também 18.º nos 10 km no recente Europeu de Roma 2022 da mesma categoria.

“Com estes resultados todos deste ano, claramente que este foi um ano espetacular. Para além de já estar a ser um ano bastante longo, porque já estamos praticamente em setembro e já estou… Ainda não fui de férias, não é? Está a ser um ano bastante longo. Sinto que estou bastante preparada para o Mundial, tanto física, como mentalmente e estou confiante que vá aparecer um bom resultado”, afirmou a atleta, em declaração à SportMagazine.

Além dos resultados mais recentes, Mafalda Rosa venceu este ano, como sénior, o Open de Portugal Campeonato Nacionais de Águas Abertas, em Avis, nos 5 km. Com uma rotina puxada, entre os treinos que chegam a levá-la a nadar 17 quilómetros por dia. A jovem sonha em chegar aos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Antes, entretanto, sabe que tem algo a conquistar em Seychelles.

“Eu estou confiante que vou fazer um bom resultado e sinto que tenho nível para um pódio, e até talvez um primeiro lugar. Claro que assim como eu tenho nível, outras atletas também têm nível para treinar, por isso vai ser uma questão de quem vai estar melhor no dia ou quem vai ter a melhor estratégia durante a prova”, explicou a nadadora natural de Ribeira de S. João.

“Ultimamente tenho andado a fazer um trabalho um pouco mais intenso. Já fui nadar uma ou duas vezes ao mar, para me preparar para qualquer coisa que possa acontecer na prova. Não tenho muita companhia para treinar porque está toda a gente a começar agora. Mas, de vez em quando, tenho um ou outro que me ajuda com os treinos, acrescentou Mafalda Rosa.

Mafalda Rosa

Foto: FPN/Simone Castrovillari

Promessa?

Tratada como promessa da natação portuguesa por alguns, para a Federação Portuguesa de Natação “Mafalda Rosa é já uma certeza da natação portuguesa em águas abertas”, conforme destacou a FPN no comunicado que confirma a convocação da atleta do Clube de Natação de Rio Maior no Mundial júnior.

A ver a natação nacional a viver dias de glória, com Diogo Ribeiro a fazer história no Mundial júnior de natação pura, e com Angélica André a conquistar uma inédita medalha nos últimos europeus de águas abertas, Mafalda Rosa admite que ter essas referências recentes são uma motivação, ao mesmo passo que também uma pressão.

“Pode-se dizer que eu me sinto um pouco pressionada, mas também mais motivada. Pressionada, porque eu também quero a medalha como é óbvio, quero representar o país da melhor forma possível, mas também fico mais motivada porque sei que o consigo fazer. Tenho trabalhado bastante para isso e estou confiante que pode ser uma possibilidade”, disse a determinada atleta.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

Angélica André conquistou, ontem, a medalha de bronze na prova dos 10 quilómetros de águas abertas nos Mundiais de natação, que estão a ter...

Natação

Arranca, esta sexta-feira, em Doha (Qatar), o Mundial de Desportos Aquáticos, que termina a 18 de fevereiro, e conta com 15 atletas portugueses (vão...

Natação

Portugal encerrou a sua participação no Euro Meet de natação no Luxemburgo com mais três medalhas: Francisca Martins foi prata e Diana Durães bronze...

Natação

Portugal vai estar representado por nove nadadores nas provas de natação pura dos campeonatos Mundiais Doha-2024, competição que permite a obtenção de mínimos para...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.