18 de Maio 2022 08:17
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Judo

Luís Monteiro destaca a importância de um Grand Prix em Portugal e analisa chances de medalhas: “Sérias hipóteses de pódios”

Luís Monteiro, professor doutor da Universidade Lusófona e coordenador do Planeamento, Periodização, Controle e Avaliação da Seleção Nacional. Foto: FPJ

Um dos maiores estudiosos do país acerca do judo, o professor Luís Monteiro, atual coordenador do Planeamento, Periodização, Controle e Avaliação da Seleção Nacional, analisou a pedido da SportMagazine a relevância para o desenvolvimento da modalidade o facto de Portugal receber, entre a próxima sexta-feira e domingo, o Grand Prix do referido desporto. Será a primeira vez que uma das mais importantes provas do circuito mundial acontece no país. O evento vai realizar-se no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, com entrada livre.

Portugal está presente no evento com 34 atletas: 15 no feminino e 19 no masculinos. Em destaque, cinco dos oito atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg). Nomes de que, para Luís Monteiro, não são os únicos a ter chances de medalhas na competição.

“Portugal, por apresentar uma Seleção de grande bom nível, com larga experiência competitiva nestes eventos, com atletas medalhados em Campeonato da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, tem sérias hipóteses de alçar lugares no pódio. Destaco, entre outros, a Catarina Costa, a Telma Monteiro, a Joana Crisóstomo (-70 kg) e a Patrícia Sampaio no feminino. No masculino, o Rodrigo Lopes (-60kg), o João Fernando (-81kg), o Anri Egutidze e o Jorge Fonseca”, disse Monteiro.

De todos os nomes, nenhum é tão favorito como Jorge Fonseca. Bicampeão mundial (2019 e 2021) e bronze nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, o atleta de 29 anos chega à competição como o grande nome de Portugal. Ao lado dele, está Telma Monteiro, 36 anos, bronze no Rio 2016, e múltipla medalhada no circuito internacional.

Telma Monteiro, 36 anos, é uma das principais judocas do país. Foto: FPJ

De acordo com a Federação Portuguesa de Judo e a Federação Internacional de Judo, são esperados aproximadamente 450 atletas de 45 países dos cinco continentes na competição que concede 700 pontos para o ranking mundial aos vencedores de cada categoria.

Luís Monteiro, que é professor doutor na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, além de investigador referência internacional na área do judo, avaliou a importância para o desenvolvimento deste desporto no país o recebimento de competição de tão grande porte. O pesquisador enumerou quatro fatores relevantes para Portugal:

  • Oportunidade de um maior número de judocas portugueses participarem num grande evento internacional, ganhando uma maior experiência competitiva e, consequentemente, uma maior elevação do nível da Seleção Nacional;
  • Atletas da Seleção Nacional alcançarem resultados de relevo e posicionarem-se, para competições futuras do Circuito Mundial, cabeças de série, que facilita e pode beneficiar, em parte, a competição dos atletas portugueses;
  • Maior prestígio nacional e internacional para o Judo português e para a Federação Portuguesa de Judo ao organizar um Evento de nível mundial;
  • Para finalizar, esta prova, já no próximo ano, fará parte do Apuramento Olímpico, com vantagens para a classificação de um maior número de atletas portugueses, tendo em vista a participação nos Jogos Olímpico de Paris 2024.

Além disso, Luís Monteiro observou que o facto de os atletas portugueses estarem a competir diante dos seus adeptos é um motivo, comprovadamente atestado, de vantagem para que Portugal possa somar mais vitórias.

“De referir que, a maior parte dos estudos, sugere que o fator casa pode ajudar a que os atletas da seleção, diante do público português, se superem e possa alcançar boas classificações e, consequentemente, um eventual apuramento olímpico. Recordo que em 2008, dois dos atletas portugueses, alcançaram a classificação de relevo e apuram-se para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, no Campeonato da Europa, realizado no Altice Arena, em Lisboa, precisamente a última prova do apuramento olímpico”, observou o professor Monteiro.

O Grande Prémio de Portugal arranca às 10h00 da próxima sexta-feira, a começar com os pesos mais leves, até o encerramento, no domingo, com as categorias mais pesadas. Abaixo está a lista de convocados que vão representar Portugal.

Seleção Feminina:
-48 kg: Catarina Costa (AAC), Raquel Brito (SAD), Inês Ribeiro (SCP) e Denisa Grecu (EJAH)
-52 kg: Joana Diogo (JCC) e Maria Siderot (SCP)
-57 kg: Telma Monteiro (SLB), Mariana Esteves (FSAL), Maria Inês Rosário (EJAH) e Teresa Trindade (JCPr)
-63 kg: Margarida Brás (SCP), Wilsa Gomes (SCP) e Adriana Torres (EJAH)
-70 kg: Joana Crisóstomo (ULHT)
-78 kg: Patrícia Sampaio (SFGP) e Carolina Paiva (ULHT)

Seleção Masculina:
-60 kg: Rodrigo Lopes (SLB), Francisco Mendes (AAC), Rafael Chambel (JCPN) e Bruno Bento (ULHT)
-66 kg: Bernardo Tralhão (ACM), Bruno Barros (SCOCS), Gonçalo Oliveira (JCLx) e Kainan Pires (SLB)
-73 kg: Thelmo Gomes (SLB) e Saba Danelia (SUS)
-81 kg: João Fernando (SCP), Manuel Rodrigues (JCPr) e Eduardo Silva (ADJF)
-90 kg: Anri Egutidze (SLB) e Miguel Dias (SCPo)
-100 kg: Jorge Fonseca (SCP), Diogo Brites (SCP), Ailton Cardoso (SLB) e João Pires (Manh.)

Treinadores:
Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.

O Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada está pronto para receber a competição. Foto: FPJ

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Judo

Quebrar uma barreira, ganhar uma medalha. Se a carreira desportiva de Telma Monteiro fosse aritmética simples, a fórmula estava encontrada. A melhor judoca portuguesa...

Adaptado

A judoca portuguesa Joana Santos (-57 kg) conquistou esta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, no Brasil....

Judo

ATUALIZADA ÀS 14H49 A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a primeira medalha para Portugal nos Europeus que decorrem na Arena Armeets, em...

Judo

A judoca portuguesa, Telma Monteiro (-57kg), foi eliminada esta sexta-feira, pela alemã Pauline Starke, no primeiro combate dos Europeus de Judo, em Sófia. Em...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.