As duas derrotas nos jogos de preparação com a Espanha para o Campeonato da Europa 2023 deixaram pontos positivos para o selecionador nacional Luís Conceição. A equipa nacional de futsal feminino voltou a demonstrar boa organização tática, velocidade e poder defensivo para, na maior parte do tempo, jogar de igual com as atuais bicampeãs continentais. Notas que não foram desprezadas pelo treinador, que ponderou sobre pontos a evoluir até a Final Four do Europeu, em março.
“Este estágio fecha com nota positiva na medida em que nos permitiu avaliar todo o grupo e perceber o que temos de fazer, para chegarmos na máxima força a Debrecen. Depois deste estágio, temos a concentração para o Europeu. Mas o nosso trabalho não se esgota nos estágios. As jogadoras vão continuar este trabalho nos respetivos clubes e nós vamos acompanhar e dar apoio. A equipa tem de melhorar e finalizar com mais confiança. A preparação para o Europeu é um processo contínuo”, destacou Luís Conceição, em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Sobre a última derrota com a Espanha (ambas pelo mesmo marcador: 3-2), o treinador destacou que a equipa apresentou evolução. “É verdade que não concretizámos as inúmeras oportunidades de que dispusemos, enquanto a Espanha concretizou as suas oportunidades. Essa eficácia da seleção espanhola fez a diferença. Numa análise ao que se passou no último jogo, notei uma franca evolução na nossa equipa, sobretudo ao nível da organização: demonstrámos mais critério e fomos mais assertivos e mais rigorosos nas nossas ações”, disse.
Portugal irá disputar a Final Four do Europeu nos dias 17 e 19 de março, em Debrecen (Hungria). O sorteio da fase final está agendado para 24 de janeiro, no Estádio Nagyardei, em Debrecen, a cidade húngara que vai acolher a competição em março. Portugal, recorde-se, vai lutar pelo título mais importante da modalidade com a campeã europeia Espanha, a Ucrânia e a anfitriã Hungria.