A Seleção Nacional de futsal feminino garantiu, este domingo, a qualificação para o Europeu. A formação das Quinas venceu a Itália por 5-1, marcando assim a terceira presença de Portugal em Campeonatos da Europa, desde que a competição foi criada, em 2019.
Fifó, Ana Azevedo, Pisko e Cária Morgado (com dois golos), assinalaram os golos portugueses do encontro. O selecionador nacional, Luís Conceição, afirma algumas dificuldades no início do jogo. Contudo, rapidamente se deu a volta às adversidades e se controlou a partida.
“Na parte inicial do jogo, tivemos algumas dificuldades em perceber o que tínhamos que fazer e adaptámo-nos. A partir do minuto seis ou sete, passámos a controlar o jogo, tivemos que sofrer um pouco, porque também é assim mesmo neste tipo de jogos, mas nunca perdemos o controlo. Depois, a nossa qualidade individual e coletiva foi fazendo a diferença e na segunda parte fomos avolumando o resultado”, disse em declarações à FPF.
Luís Conceição acredita que se pode sagrar campeão da Europa, considerando que “estamos cada vez mais próximos do nível da Espanha e há uns anos elas estariam mais à frente. Esperamos que à terceira seja de vez”.
Com o apuramento, Portugal encontra, na fase final do Europeu 2023, em fevereiro, as seleções de Espanha, Ucrânia e Hungria, que conquistaram o primeiro lugar nos respetivos grupos.