18 de Maio 2022 18:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futsal

Luís Conceição e a indefinição sobre o Euro 2022: “A decisão ainda não está tomada”Exclusivo 

Foto: FPF

Desde o último domingo, a Seleção Portuguesa Feminina A de Futsal iniciou a preparação para a Final Four do Campeonato da Europa de 2022, a ser disputado nos dias 25 e 27 de março, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Em dias intensos de treinos em Rio Maior, as jogadoras tem realizado um trabalho cujo foco principal é ser campeão, independentemente do adversário.

Afinal de contas, Portugal já não conhece mais o adversário que defrontaria na meia-final. Com a exclusão dos russos pela UEFA em virtude da invasão à Ucrânia, o destino da competição está ainda indefinido. De acordo com Luís Conceição, selecionador nacional, a questão não traz prejuízos à preparação da equipa lusa.

“Isso não é importante. O facto é que estamos a prepararmos independentemente de ser a Rússia ou outro adversário que possa nos encontrar nas meias-finais, porque a decisão ainda não está tomada também, ou nas meias-finais, ou se optarem por uma final direta. Nós estamos naquela fase em que nós temos que nos focar primeiro connosco, naquilo que nós temos que fazer, na nossa organização. E depois quando se aproximar a competição aí começamos a olhar e ajustar determinadas coisas em função como o adversário joga”, afirmou Conceição em entrevista à SportMagazine.

Enquanto isso, a Seleção Nacional Feminina está a treinar no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior até o dia 15. No dia 16 de março, a comitiva nacional ruma a Vila Nova de Gaia, onde ficará instalada até à fase final do Europeu.

“Agora nesta fase é olharmos para nós. O que temos que fazer para sermos melhores, potenciar todo este rendimento delas para chegarmos à altura das meias-finais ou do próximo jogo e estarmos preparados, sermos competitivos e isso é o que nós temos que nos focar. Não é pensando nesta fase onde estamos. Ainda temos pelo menos duas semanas até chegar ao primeiro jogo. Não podemos nos preocupar com o adversário. Mesmo que a Rússia viesse participar teríamos que pensar em nós. O que temos que fazer? O que temos que potenciar, ajustar para sermos melhores?”, destacou o treinador à frente da Seleção Nacional desde 2014.

Luís Conceição é o selecionador nacional feminino desde 2014. Foto: FPF

Preparação com o Brasil

Nos dias 18 e 19 de março, antes da Final Four, Portugal vai realizar dois jogos de preparação com a congénere do Brasil, no Pavilhão Multiusos De Gondomar. “A última vez que jogamos com o Brasil foi em 2015 na Guatemala (Mundial de Futsal Feminino_ e é sempre uma honra para nós defrontarmos a melhor seleção do mundo, com algumas das melhores atletas do mundo. Para nós é sempre importante”, observou Luís Conceição.

“São três semanas de trabalho. A primeira semana vamos trabalhar um bocadinho mais a nível físico e potenciar isso ao trabalho mais individual, com muito exercício potencializando esse tipo de trabalho. Queremos melhorar o rendimento de cada uma e ver o que individualmente cada uma pode melhorar. Estar com os apoios bem orientados para chutar à baliza, como funcionamos com a primeira defensiva com duas, ou quando temos a linha defensiva com três. Como fazemos  isso? Olhamos para os jogos, fracionamos os jogos. E esta semana vai ser a base desse trabalho. E todo o conteúdo que queremos transmitir vai ser depositado nesta primeira semana, muito conteúdo, muito trabalho e depois na segunda e terceira semana será consolidar todo este processo”, detalhou o treinador sobre os treinos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Futsal

A Seleção Nacional Feminina A de Futsal vai defrontar a congénere da Hungria nas meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Feminino 2022. A...

Futsal

Aos 33 anos, Rute Carvalho é a única mulher a comandar uma equipa na principal competição do futsal feminino em Portugal nesta época. Aponta...

Futsal

Numa noite marcada pela emoção do adeus de Ricardinho à Seleção Nacional, muitas homenagens e um resultado que negativo diante da Bélgica (3-2) tratado...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.