O selecionador Nacional de futsal feminino, Luís Conceição, anunciou na tarde desta sexta-feira a lista com as 14 jogadoras convocadas para o Campeonato da Europa, que decorrerá em Gondomar, entre os dias 1 e 3 de julho. As atuais vice-campeãs europeias vão concentrar-se em Oliveira de Azeméis, a partir da próxima na segunda-feira para a competição.
“As dificuldades [de escolher apenas 14 atletas] são sempre positivas, porque o leque de jogadoras e a qualidade têm aumentado. Temos alargado o leque nos últimos anos, temos tido cada vez mais opções válidas para nos poder ajudar neste objetivo e quando temos mais opções com qualidade isso é sempre positivo e nos ajuda bastante”, começou por dizer Luís Conceição, em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
A programação da Seleção Nacional inclui um jogo de preparação diante da Ucrânia, marcado para acontecer no dia 24 de junho, pelas 20h00, no Pavilhão Municipal Professor António Costeira. O jogo servirá como teste para a equipa lusa, que espera contar com a força dos adeptos na busca pelo título inédito em casa.
“Seja em casa ou fora, Portugal tem-nos habituado a queremos sempre muito estar presente nas grandes competições, estar nas finais e lutar pelos títulos. Seremos sempre um dos candidatos, naturalmente Portugal tem sido. O fator casa pode ajudar-nos e esperamos também que o público possa nos apoiar e aderir em massa. Pedimos às pessoas de Gondomar que nos venham dar aquela forcinha extra importante nestes momentos”, afirmou Luís Conceição. o técnico, na conferência de imprensa de anúncio da convocatória, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
A preparação portuguesa arranca numa altura em que Benfica e o Nun’Álvares ainda estão a discutir a final da edição 2021/22 do campeonato nacional. Sobre o facto, o selecionador nacional olhou pelo melhor ângulo.
“Podemos olhar as coisas de duas formas e temos de olhar também para o lado positivo. Sabemos que o facto de os jogos estarem próximos uns dos outros no final desta época pode trazer algum desgaste, mas, por outro lado, elas virão de jogos de grande exigência e com grande ritmo competitivo. Isso pode ajudar-nos a enfrentar o Europeu”, garantiu.
Recorde-se que, em virtude da invasão russa ao território da Ucrânia, a seleção da Hungria irá substituir a Rússia, que seria o adversário de Portugal na Final Four – antes os jogos aconteceriam entre os dias 25 e 27 de março. Além da Hungria e de Portugal, estão na Final Four do Euro 2022 a Espanha, que defrontará a Ucrânia também a 1 de julho. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão programados para serem disputados dois dias depois.
Eis a lista completa de convocadas:
Guarda-redes: Ana Catarina (SL Benfica) e Odete Rocha (GCR Nun’Álvares)
Fixo: Inês Fernandes (SL Benfica)
Alas: Ana Pires (GCR Nun’Álvares), Carolina Rocha (Novasemente GD), Carolina Pedreira (Sporting CP), Cátia Morgado (GCR Nun’Álvares), Fifó (Città di Falconara), Maria Pereira (SL Benfica) e Sara Ferreira (SL Benfica)
Pivots: Carla Vanessa (GCR Nun’Álvares) e Janice Silva (Città di Falconara)
Universais: Ana Azevedo (FC Vermoim) e Pisko (GCR Nun’Álvares)