O 47.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), que decorreu no passado fim de semana, em Viseu, serviu para, entre outras iniciativas – “Dois dias a pensar a modalidade com um vasto e abrangente painel de profissionais”, destaca a APTN – homenagear os treinadores que mais se destacaram em 2023/2024. Luís Cameira foi reconhecido com o “Prémio Carreira”.
O técnico olímpico (Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2021), Mestre em treino de Alto Rendimento/natação pela Faculdade de Motricidade Humana, é o diretor-técnico e treinador principal do SC Braga. Professor convidado pela ESDL Melgaço IPVC, Luís Cameira, que já venceu vários prémios de “Treinador do Ano” pelo SC Braga (treinador do centenário), CM Braga, CM Viana do Castelo, “O Minhoto”, APTN e Federação Portuguesa de Natação, foi, agora, galardoado com o prémio mais “nobre” da APTN.
“O “Prémio Carreira APTN 2024” é uma personalidade que se destacou pelo seu percurso profissional num contributo continuado e relevante para o desenvolvimento da natação portuguesa”, destaca, em nota publicada na sua página oficial do Facebook, a APTN.

Foto: APTN
Treinadores do ano
No Congresso, foram reconhecidos, ainda, como treinadores do ano, Gonçalo Neves, Sílvia Pinto, Ricardo Santos, André Pires, Alberto Silva, Nuno Silva Lobo, António Machado, João Pedro Santos, José Manuel Borges e Sylvia Hernandez.
O evento é “uma celebração do reconhecimento público ao mérito desportivo dos nossos melhores treinadores”, destaca a APTN.
“Esta prática, que se iniciou em 1991, tem sido um pilar da APTN, celebrando anualmente o empenho e a dedicação daqueles que moldam todos os dias o futuro da natação em Portugal. Por tradição são reconhecidos dois grupos de treinadores: aqueles que guiam atletas em formação, geralmente conhecidos por grupos de idade e até à idade de júnior e aqueles que trabalham com atletas seniores, no alto rendimento desportivo. A escolha dos premiados é uma responsabilidade que cabe à direção da APTN, suportada pelas valiosas nomeações do Daniel Viegas, do Miguel Pires, da Marta Martins, da Paulo Franco e da Mariett Matias”, junta a nota.

Foto: APTN

Foto: APTN
Reconhecimento de “Mérito” para vários treinadores que estiveram em Paris-2024
A APTN fez, ainda, um reconhecimento de mérito dos treinadores das missões olímpicas – José M. Borges, João Viola, Vítor Ferreira, Rui Costa, Alberto Silva e Samie Elias – e paralímpicas – Gonçalo Neves, Vitor Ferreira, Carlos Mota e Armando Costa – de Paris-2024.
“A APTN reconheceu os treinadores com nadadores participantes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incluindo os treinadores enquadrados na equipa Missão Portugal dos JO-Paris do Comité Olímpico de Portugal e Comité Paralímpico de Portugal. A participação dos nossos atletas nos JO e Paralímpicos é sempre um motivo de orgulho nacional e por isso a APTN decidiu uma vez mais reconhecer o mérito dos seus treinadores!”, finaliza a nota.
Por: Pedro Silva
Foto: APTN
