Liliana Cá, atleta portuguesa, alcançou o oitavo lugar no lançamento do disco nos Mundiais de Atletismo em Budapeste. A recordista lusa teve uma distância de 63,59 metros no seu melhor lançamento, tendo ainda um de 58,86, logo o primeiro, um nulo, e um de 62,49.
No entanto, o pódio ficou preenchido pela norte-americana Laulauga Tausaga, com uma distância de 69,49 metros, pela também norte-americana Valarie Allman – 69,23 metros -, e pela chinesa Bin Feng, que atingiu a marca dos 68,20.
“Estou satisfeita por estar aqui, estas são as melhores do Mundo e eu estou aqui. Fiz o que foi possível. Depois da viagem atribulada, com poucas horas de descanso em cada dia, não pudemos cumprir o plano que trazíamos para aqui. Infelizmente o meu corpo não estava a corresponder. Fiz o que ele deixou”, afirmou em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo.
Liliana Cá diz ainda ter sido um “feito incrível” chegar à final, estando orgulhosa do seu percurso na competição. Contudo, tinha o plano de bater o recorde nacional, algo que não atingiu. De recordar que esse mesmo recorde pertence à atleta, com uma distância de 66,40 metros.