Após a conquista de Guilherme Gonçalves na última sexta-feira em kumite júnior -68kg, o domingo reservou mais um dia histórico para o karaté nacional. Pela primeira vez, Portugal arrecadou uma medalha na categoria feminina. Leonor Gonçalves, atleta do SC Braga, conquistou uma inédita medalha de prata em kumite, na Youth League de Limassol, no Chipre, em Juvenil +47kg.
A categoria contou com 63 atletas oriundos de 23 países. Aos 13 anos, Leonor Gonçalves construiu um percurso de elevado nível técnico, ultrapassando adversárias da Grécia (3-0), Espanha (6-1), Croácia (4-0), Itália (12-8), Alemanha (8-3) e Polónia (2-4).
Na final, a atleta lusa ainda esteve a vencer por 2-0, mas acabou por sofrer 4 pontos que ditaram derrota com a polaca Wiktoria Kraczaj, campeã da competição. Todos os resultados podem aqui ser conferidos.
A medalha de prata foi a segunda de Leonor Gonçalves na presente temporada, na principal prova do circuito mundial da karate 1 Youth League, após a conquista do bronze em Veneza, em Itália, no passado mês de dezembro.