16 de Maio 2022 06:52
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Lenine Cunha, uma lenda paralímpica: “Amo o atletismo, o resto vem por acréscimo”

Lenine ao lado do treinador José Costa Pereira. Foto: CPP

O apuramento para Tóquio no salto em comprimento fugiu-lhe por 5 centímetros. A pandemia e a escassez de competições disponíveis para obter a qualificação comprometeram o objetivo. Lenine já tinha ganho uma medalha de bronze em Londres 2012, a juntar às mais de duas centenas em competições nacionais e internacionais em especialidades com os saltos horizontais, no pentatlo e no heptatlo.

“Estes anos de competição foram memoráveis. Comecei na alta competição com o treinador Costa Pereira, ganhando muitos troféus, medalhas e muitos recordes mundiais batidos. Posso dizer que a minha vida começou há 22 anos atrás. Tudo o que sou hoje na vida, todas as 226 medalhas internacionais, todos os prémios e troféus lhe devo a ele, pois sem ele eu não era a pessoa que sou hoje. Posso dizer que vai continuar a ser um segundo pai para mim”, diz o atleta à SportMagazine.

“Sobre as maiores dificuldades que tem encontrado para a sua carreira desportiva, Lenine Cunha admite que os tempos mudaram para melhor: “No início havia poucos ou nenhuns apoios, agora os atletas paralímpicos não se podem queixar, pois têm o que necessitam para treinar e competir ao melhor nível.”

Lenine Cunha treina desde há dois anos no Clube Futebol Oliveira do Douro. Quando abandonar a competição, momento que ainda não antevê, quer ser treinador.

“Vou para a minha terceira época no Clube Futebol Oliveira do Douro e fiz uma grande escolha ao vir para aqui. Há um grande apoio mútuo e tenho tudo que preciso. Espero continuar a representar o meu país e, se possível, a ganhar medalhas. O mais importante é continuar a fazer o que mais amo, o atletismo. O resto vem por acréscimo. Neste momento estou quase a acabar o curso de atletismo grau 1 e no futuro treinar atletas paralímpicos”, conclui o mais medalhado atleta português.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atletismo

Medalha de ouro com recorde pessoal em competições cobertas (6,58 metros) no Dynamic New Athletics Indoor, que ocorreu no início deste mês em Glasgow,...

Adaptado

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) lançou esta quarta-feira uma campanha para mobilizar a atenção da sociedade para o desporto adaptado. Com o mote...

Adaptado

Por Ivo Quendera* Treinador Paralímpico de Canoagem Mais de 600 anos separam o início dos descobrimentos portugueses e as atuais conquistas desportivas sob as...

Adaptado

Marta Paço está na história do surf adaptado português. A atleta de apenas 16 anos sagrou-se, este sábado, campeã mundial na classe VI1, para...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.