5 de Outubro 2022 00:48
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Lenine Cunha, uma lenda paralímpica: “Amo o atletismo, o resto vem por acréscimo”

Lenine ao lado do treinador José Costa Pereira. Foto: CPP

O apuramento para Tóquio no salto em comprimento fugiu-lhe por 5 centímetros. A pandemia e a escassez de competições disponíveis para obter a qualificação comprometeram o objetivo. Lenine já tinha ganho uma medalha de bronze em Londres 2012, a juntar às mais de duas centenas em competições nacionais e internacionais em especialidades com os saltos horizontais, no pentatlo e no heptatlo.

“Estes anos de competição foram memoráveis. Comecei na alta competição com o treinador Costa Pereira, ganhando muitos troféus, medalhas e muitos recordes mundiais batidos. Posso dizer que a minha vida começou há 22 anos atrás. Tudo o que sou hoje na vida, todas as 226 medalhas internacionais, todos os prémios e troféus lhe devo a ele, pois sem ele eu não era a pessoa que sou hoje. Posso dizer que vai continuar a ser um segundo pai para mim”, diz o atleta à SportMagazine.

“Sobre as maiores dificuldades que tem encontrado para a sua carreira desportiva, Lenine Cunha admite que os tempos mudaram para melhor: “No início havia poucos ou nenhuns apoios, agora os atletas paralímpicos não se podem queixar, pois têm o que necessitam para treinar e competir ao melhor nível.”

Lenine Cunha treina desde há dois anos no Clube Futebol Oliveira do Douro. Quando abandonar a competição, momento que ainda não antevê, quer ser treinador.

“Vou para a minha terceira época no Clube Futebol Oliveira do Douro e fiz uma grande escolha ao vir para aqui. Há um grande apoio mútuo e tenho tudo que preciso. Espero continuar a representar o meu país e, se possível, a ganhar medalhas. O mais importante é continuar a fazer o que mais amo, o atletismo. O resto vem por acréscimo. Neste momento estou quase a acabar o curso de atletismo grau 1 e no futuro treinar atletas paralímpicos”, conclui o mais medalhado atleta português.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Um dos principais atletas do desporto adaptado português, o olímpico e recordista mundial da sua categoria, Miguel Monteiro, voltou a figurar no lugar mais...

Adaptado

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) anunciou esta semana que irá realizar o Dia Paralímpico Nacional de 2022 a 26 de setembro, na margem...

Adaptado

Após o ouro de Lenine Cunha e uma mão cheia de medalhas de prata para Portugal na terça-feira, a comitiva portuguesa manteve-se forte e,...

Atletismo

Lenine Cunha, atleta paralímpico, foi eleito o melhor atleta do mundo com deficiência intelectual, no passado sábado, pela segunda vez, pela Federação Internacional para...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.