18 de Maio 2022 17:31
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Surf

Junior Tour está de volta após 7 anos com o Projunior Porto & Matosinhos

Foto: Associação Nacional de Surfistas (ANS)

O Projunior Porto & Matosinhos, etapa inaugural do Junior Tour, realiza-se este fim de semana, na Leça da Palmeira. Esta prova reúne os melhores surfistas nacionais até aos 20 anos, sendo o mais importante título da modalidade no momento pré-sénior. É o regresso da competição passados sete anos, cumprindo agora o critério de idades definido pela World Surf League que, este ano, voltou a ser de sub-20.

Nomes já consolidados na primeira divisão de surf nacional, a Liga MEO Surf, vão estar presentes. Como é o caso de Joaquim Chaves, de apenas 18 anos, que terminou no 6º lugar do ranking da Liga MEO Surf e encontra-se no top 5 do ranking europeu júnior, sendo um dos cabeças de cartaz desta primeira etapa do Projunior.

É um privilégio poder competir num campeonato nacional Sub-20. Nunca tive oportunidade de fazê-lo porque já há sete anos que não acontecia. Este regresso é, sem dúvida, uma mais-valia para o surf júnior. É um objetivo pessoal ganhar este campeonato. Acredito que vai ser uma prova muito interessante, pois, na minha opinião, Portugal está com um nível muito alto na categoria júnior“, afirmou o surfista.

Os principais destaques do quadro da competição masculino vão para:

  • H1: Vasco Cordeiro X Guilherme Costa X Martim Fortes X Matias Lopes;
  • H2: Francisco Mittermayer X Rodrigo Chaves X Mário Leopoldo X Benjamin D’Orey.

Já no quadro de competição feminino, os principais destaques vão para:

  • H2: Constância Simões X Matilde Pinto X Maria Dias X Sofia da Silva;
  • H3: Gabriela Dinis X Teresa Pereira X Beatriz Carvalho X Maria Silva.

Gabriela Dinis é um dos nomes de maior destaque no lado feminino. A surfista de apenas 17 anos está em 6º no ranking europeu e terminou a Liga MEO Surf no top 6 nacional, no ano passado.

O Projunior Porto & Matosinhos conta com a co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2022. O responsável do Onda Pura Surf Center e do Projunior Porto & Matosinhos, Marcelo Martins, diz que está tudo pronto para o fim de semana.

“Passados sete anos, o campeonato nacional Projunior regressa ao Norte, às praias do Porto e Matosinhos. A novidade é que há uma subida de escalão para Sub-20, o que abre o leque da competição a um maior número de jovens atletas. É com muito gosto que, em colaboração com a ANSurfistas, voltamos a organizar este campeonato, integrando-o no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2022, e que recebemos os melhores surfistas juniores nacionais nas nossas praias. As previsões de tempo e de mar não poderiam ser melhores, pelo que estamos preparados para um fim de semana de grandes emoções”, destaca.

A ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com. O Junior Tour tem uma história rica no surf nacional, tendo nomes sonantes do surf português como antigos vencedores. Tal é o caso de Frederico Morais, atual representante de Portugal no circuito mundial da World Surf League, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes.

A última edição foi disputada em 2015 e os vencedores foram Tomás Fernandes e Carolina Mendes.

As câmaras municipais do Porto e Matosinhos, tal como a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira contam como colaboradores deste evento, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação de Surf. O Junior Tour conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e do MEO.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.