4 de Fevereiro 2023 05:31
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Surf

Junior Tour está de volta após 7 anos com o Projunior Porto & Matosinhos

Foto: Associação Nacional de Surfistas (ANS)

O Projunior Porto & Matosinhos, etapa inaugural do Junior Tour, realiza-se este fim de semana, na Leça da Palmeira. Esta prova reúne os melhores surfistas nacionais até aos 20 anos, sendo o mais importante título da modalidade no momento pré-sénior. É o regresso da competição passados sete anos, cumprindo agora o critério de idades definido pela World Surf League que, este ano, voltou a ser de sub-20.

Nomes já consolidados na primeira divisão de surf nacional, a Liga MEO Surf, vão estar presentes. Como é o caso de Joaquim Chaves, de apenas 18 anos, que terminou no 6º lugar do ranking da Liga MEO Surf e encontra-se no top 5 do ranking europeu júnior, sendo um dos cabeças de cartaz desta primeira etapa do Projunior.

É um privilégio poder competir num campeonato nacional Sub-20. Nunca tive oportunidade de fazê-lo porque já há sete anos que não acontecia. Este regresso é, sem dúvida, uma mais-valia para o surf júnior. É um objetivo pessoal ganhar este campeonato. Acredito que vai ser uma prova muito interessante, pois, na minha opinião, Portugal está com um nível muito alto na categoria júnior“, afirmou o surfista.

Os principais destaques do quadro da competição masculino vão para:

  • H1: Vasco Cordeiro X Guilherme Costa X Martim Fortes X Matias Lopes;
  • H2: Francisco Mittermayer X Rodrigo Chaves X Mário Leopoldo X Benjamin D’Orey.

Já no quadro de competição feminino, os principais destaques vão para:

  • H2: Constância Simões X Matilde Pinto X Maria Dias X Sofia da Silva;
  • H3: Gabriela Dinis X Teresa Pereira X Beatriz Carvalho X Maria Silva.

Gabriela Dinis é um dos nomes de maior destaque no lado feminino. A surfista de apenas 17 anos está em 6º no ranking europeu e terminou a Liga MEO Surf no top 6 nacional, no ano passado.

O Projunior Porto & Matosinhos conta com a co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2022. O responsável do Onda Pura Surf Center e do Projunior Porto & Matosinhos, Marcelo Martins, diz que está tudo pronto para o fim de semana.

“Passados sete anos, o campeonato nacional Projunior regressa ao Norte, às praias do Porto e Matosinhos. A novidade é que há uma subida de escalão para Sub-20, o que abre o leque da competição a um maior número de jovens atletas. É com muito gosto que, em colaboração com a ANSurfistas, voltamos a organizar este campeonato, integrando-o no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2022, e que recebemos os melhores surfistas juniores nacionais nas nossas praias. As previsões de tempo e de mar não poderiam ser melhores, pelo que estamos preparados para um fim de semana de grandes emoções”, destaca.

A ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com. O Junior Tour tem uma história rica no surf nacional, tendo nomes sonantes do surf português como antigos vencedores. Tal é o caso de Frederico Morais, atual representante de Portugal no circuito mundial da World Surf League, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes.

A última edição foi disputada em 2015 e os vencedores foram Tomás Fernandes e Carolina Mendes.

As câmaras municipais do Porto e Matosinhos, tal como a Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira contam como colaboradores deste evento, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação de Surf. O Junior Tour conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e do MEO.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Surf

Teresa Bonvalot, surfista portuguesa, participou no Pro Pipeline, prova inaugural do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) disputada no Havai, terminando a...

Surf

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot disouta, este domingo, a primeira prova do circuito mundial de Surf, no Havai. A campeã nacional se beneficiou da...

Surf

A World Surf League anunciou esta quarta-feira a presença da surfista portuguesa, Teresa Bonvalot, no arranque da temporada do Circuito Mundial de Surf. A...

Surf

O surfista brasileiro Márcio Freire morreu, no fim da tarde desta quinta-feira, na praia do Norte, no concelho da Nazaré. O experiente atleta de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.