20 de Junho 2024 14:02
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Badminton

Jovens e promissores, Tiago Berenguer e Santiago Batalha integram Projeto de Esperanças Olímpicas do COP

Santiago Batalha e Tiago Berenguer. Fotos: FPB

Dois dos principais jogadores dos escalões de formação do badminton nacional foram integrados esta semana ao Projeto de Esperanças Olímpicas (PEO). Campeão europeu de sub-15 em título, Tiago Berenguer, 14 anos, e Santiago Batalha, vencedor do XIV Portugal Junior International, passam a ser contemplados com o programa que “tem como objetivo o apoio à preparação de jovens atletas com potencial de participação nas próximas edições dos Jogos Olímpicos”, conforme destacou em comunicado a Federação Portuguesa de Badminton (FPB).

“Foi com a maior satisfação que recebemos a comunicação do COP [Comité Olímpico de Portugal], integrando os atletas Tiago Berenguer e Santiago Batalha, no projeto Esperanças Olímpicas, correspondendo, deste modo, à pretensão formulada pela FPB”, comemorou o presidente da FPB, Horácio Bento de Gouveia, em declaração aos canais oficiais do organismo.

O PEO visa prioritariamente a preparação de atletas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Entretanto, pela primeira, vez é admitida a possibilidade destes apoios visarem objetivos num intervalo temporal mais alargado, nomeadamente até aos Jogos Olímpicos de Brisbane 2032.

Tiago Berenguer é atualmente o 3.º lugar no ranking europeu de sub-17. Além de conquistar o Europeu, também venceu recentemente o campeonato internacional II U17 Portugal Open em Singulares Homens.

“É com grande orgulho que recebo a notícia que passo a integrar o projeto de esperanças olímpicas. Pretendo dar o melhor de mim, concentrar-me e trabalhar para poder retribuir a confiança depositada. É uma grande alegria poder divulgar a minha modalidade e uma honra representar Portugal”, disse o jovem atleta do Club Sports Madeira.

Santiago Batalha, aluno-atleta do PAAR, mostrou-se também surpreendido e confessou: “Não estava à espera. Sinto-me feliz e orgulhoso de todo o meu trabalho até aqui. Vou continuar a trabalhar para manter os meus resultados e fazer ainda melhor no futuro. Aproveito para agradecer a todos os que me apoiam nesta caminhada. Quero continuar a orgulhar o meu país!”.

De acordo com a FPB, os atletas e Equipa Técnica Nacional irão oficializar a integração no PEO no próximo no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO), que terá lugar nos dias 21 e 22 de janeiro de 2023 no CAR Jamor em Lisboa. Este evento organizado pelo COP destina-se a todos os atletas integrados no PEO e respetivos treinadores, no qual se desenvolve o Espírito Olímpico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Badminton

A Federação Portuguesa de Badminton (FPB) anunciou, nesta terça-feira (14), as datas do III Portugal Open Sub-17. A competição terá lugar nas Caldas da...

Badminton

Após garantir a presença nos Jogos Europeus, Bernardo Atilano, atleta de badminton português, marca presença no TotalEnergies BWF World Championships, que decorre na Dinamarca,...

Badminton

Bernardo Atilano, atleta de badminton português, encontra-se a participar nos Internacionais de Irão, onde segue para a disputa dos oitavos de final. Após a...

Badminton

Bernardo Atilano, Sónia Gonçalves, Santiago Batalha, Madalena Fortunato, Tiago Berenguer. Em diferentes escalões, mas com boa e crescente representatividade, Portugal tem gradualmente elevado o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.