A Seleção Nacional de andebol feminino defrontou, no passado dia 24 de abril, a Seleção Espanhola, a contar para a última jornada da qualificação do Europeu 2022. Já sem quaisquer esperanças de alcançar a fase final do campeonato da Europa, a equipa lusa foi a Irún ser derrotada por 31-21.
O selecionador nacional, José António Silva, reforça a dificuldade da partida. Afirma ainda que as alterações de última hora e a aposta em jogadoras com menos tempo de jogo levaram a adversidades extra. O técnico português parabeniza a Seleção Espanhola pelo respeito demonstrado à Seleção Portuguesa e destaca o caminho que ainda há a percorrer no andebol feminino em Portugal.
“Deste jogo há ainda alguns aspetos que merecem destaque, desde logo a forma como a Espanha encarou o jogo, demonstrando respeito pela nossa equipa, e ainda o facto de, apesar das dificuldades anteriormente referidas, temos defrontado um adversário desta valia com a ambição de vencer. Faremos posteriormente um balanço desta participação, mas fica desde já convicção de que, apesar de alguns sinais positivos na nossa performance, ainda temos um longo caminho a percorrer para lutarmos de igual para igual com as melhores equipas do mundo, como é o nosso objetivo”, destacou.
A Seleção Nacional de andebol feminino ficou no 3º lugar da qualificação, com 4 pontos, ficando à frente da Eslováquia que não somou qualquer ponto na competição. Portugal despede-se assim do Europeu 2022, a ser disputado na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.