O 10º Congresso de Treinadores realizou-se este fim de semana, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a Cidade Europeia do Desporto, organizado pela Confederação de Treinadores. Este evento contou com a presença de imensos treinadores e ativos ligados ao setor desportivo em Portugal e no mundo – como foi o caso de Lorraine Lafreniere, CEO da Coaching Association of Canada (CoachCA).
O início deste Congresso, no dia 3, contou com uma homenagem a Jorge Braz, treinador de futsal e atual selecionador nacional da modalidade. Posto isto, o treinador português passa a dar nome a um dos painéis já a partir do próximo Congresso dos Treinadores.
Com um vasto currículo pela frente, nomeadamente com a conquista do bicampeonato europeu, campeonato mundial e intercontinental, Jorge Braz foi homenageado não só por estas conquistas, mas sim por “conjugar duas áreas muito importantes”, afirma Pedro Sequeira, presidente da Confederação de Treinadores.
“A primeira, ser um ser humano fantástico e depois, eu acho, que por ele ser assim tem sucesso. Este sucesso dele advém da forma como ele consegue potencializar os jogadores para esse mesmo sucesso e transformando os mesmos em melhores jogadores. Só agora é que as pessoas estão despertas para o Jorge Braz mas ele já tem um percurso grande como treinador, faz isto há muitos anos. Como ele próprio falou aqui no Congresso, o caminho como treinador adjunto, os primórdios do desporto universitário. Portanto, já leva muitos anos”, disse em declarações à SportMagazine.
Já Jorge Braz mostrou-se bastante emocionado e sensibilizado com esta homenagem, como o próprio indica em conversa com a SportMagazine. O treinador português diz-se surpreendido por ter sido homenageado diante de “tantas pessoas de referência na plateia, com quem aprendi, e ter uma homenagem e reconhecimento dos pares é do mais importante que existe, é muito especial”.