A Seleção Nacional de Futsal iniciou, esta quinta-feira, a qualificação para o Mundial 2024 com uma vitória sobre a Bielorrússia por 5-3, num jogo que decorreu em Paredes. Portugal começou em desvantagem, ficando mesmo a perder por 2-0. No entanto, na segunda parte, o rumo do encontro mudou.
Após uma entrada em falso dos campeões do mundo, Erick Mendonça reduziu a desvantagem ao intervalo. Na segunda parte, Portugal dominou a formação bielorrussa, virando o jogo por João Matos e Zicky Té. A partir daí houve mais dois golos portugueses – Pany Varela e Hugo Neves. Um tento da seleção visitante na última jogada do encontro fechou as contas em 5-3.
Jorge Braz, selecionador nacional, garante que a vitória é merecida e explica a desvantagem no primeiro tempo do encontro.
“Houve muito mais Portugal no jogo, num início não tão português. Não nos adaptámos à forma como a Bielorrússia entrou no jogo e tivemos um início hesitante. Nem sempre definimos bem, mas criámos situações suficientes para virarmos mais cedo o resultado. Ao intervalo foi só dizer-lhes para fazerem as coisas simples e bem feitas, para quebrarem a marcação individual. Eles fizeram isso muito bem. Perceberam, acataram e tentaram logo procurar as soluções. A vitória é totalmente merecida”, afirmou, em declarações à Federação Portuguesa de Futebol.
No final do encontro frente à Bielorrússia, o selecionador nacional disse ter “um orgulho enorme pelo reconhecimento que o país não só desportivo vai tendo pela Seleção Nacional”. No entanto, não deixa que isso “cause ruído”, trabalhando para ganhar todos os jogos.
Portugal defronta agora a Lituânia na segunda jornada da qualificação para o Mundial 2024, na terça-feira, pelas 17h00.