24 de Maio 2024 01:54
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ténis de Mesa

João Geraldo avalia o bis de medalhas nos Jogos do Mediterrâneo: “Os meus resultados têm sido bastante consistentes”Exclusivo 

João Geraldo conquistou duas medalhas nos Jogos do Mediterrâneo. Foto: João Geraldo/Instagram

Não é de hoje que João Geraldo se tem vindo a  mostrar um dos mesatenistas mais regulares de Portugal. A viver o melhor momento da carreira, o atleta de 26 anos voltou a realizar uma grande prestação, desta vez nos Jogos do Mediterrâneo. Com uma participação histórica, conquistou esta semana duas medalhas na competição: uma de prata, por equipa, e uma de bronze, em singulares.

Após a prata ao lado de João Monteiro e Diogo Chen dois dias antes, João Geraldo conquistou a medalha de bronze esta quinta-feira, ao derrotar em pouco mais de 30 minutos de jogo o italiano Niagol Stoyanov (116.º) por 4-0 (11-9, 11-3, 11-3, 11-7). Antes, nas meias-finais, João Geraldo, treinado por Ricardo Oliveira, havia perdido com o espanhol Alvaro Robles (61.º), que conquistou o ouro. Nos quartos de final, superou o grego Ioannis Sgouropoulos (175.º). Em entrevista à SportMagazine, o mesatenista transmontano, natural de Mirandela, avaliou a dupla conquista na competição.

“É óbvio que tendo em conta o nível da competição, sempre acreditei que poderia ganhar. Mas depois de tudo o que passamos pela prova de equipas, depois toda a fase de qualificação até os quartos de final, e mesmo os próprios quartos de final, sabia que qualquer jogador poderia ganhar e que o nível era muito equilibrado. Por isso, estou satisfeitíssimo com a medalha de bronze e depois de perder na meia-final sabia que ainda teria a disputa do bronze. Era um jogo muito difícil depois de uma derrota, sabia que deveria manter o foco e que não havia acabado a competição”, detalhou o atleta.

Diogo Chen, João Monteiro e João Geraldo conquistaram a medalha de prata. Foto: FPTM

Aos 26 anos, João Geraldo vem desde o ano passado a repetir apresentações de alto nível conciliadas a bons resultados. Em 2021, conquistou o campeonato francês pelo Loups d´Angers, a equipa que representa desde 2018. Além disso, foi também campeão nacional individual em Portugal.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, acabou por ser ficar como suplente da equipa formada por João Monteiro, Marcos Freitas e Tiago Apolónia. João Geraldo não esconde o sonho de ir além em Paris 2024. Este ano, teve uma memorável prestação no Smash de Singapura quando eliminou o brasileiro Hugo Calderano, o número 4 do mundo (na altura, o número 3), e apresentou ao universo do ténis de mesa as qualidades que o credenciam a se tornar um adversário duro de ser superado.

“Estou em plena evolução. Os meus resultados têm sido bastante consistentes e isso foi muito importante na minha carreira porque desde mais jovem que conseguia de vez em quando ter bons resultados, mas faltava-me consistência. E, agora, para além da consistência, os resultados são ainda melhores do que eu conseguia e vê-se isso também na evolução do ranking mundial e nos resultados internacionais”, destacou João Geraldo.

O mesatenista número 2 de Portugal tem ganho (atrás de Marcos Freitas, 33.º), gradual e constantemente, novas posições no ranking da International Table Tennis Federation (ITTF). Atualmente, já é o número 42 do mundo. E não quer parar por aí.

“Os próximos passos é tentar avançar um bocadinho mais do que uma ronda do que as que eu tenho conseguido alcançar. E, em termos de ranking, a próxima barreira a atingir é a do top-30. É nisso que estou concentrado e é esse o meu próximo objetivo”, garantiu.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

As portuguesas Jieni Shao e Fu Yu asseguraram, recentemente, a qualificação para as competições individuais de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris-2024, após...

Ténis de Mesa

A Taça do Mundo de singulares de ténis de mesa vai decorrer de 15 (segunda-feira) a 21 de abril (domingo) deste mês, em Macau...

Ténis de Mesa

O CTM Mirandela conquistou, no passado fim de semana, pela quinta vez consecutiva, a Taça de Portugal feminina de ténis de mesa, após bater,...

Ténis de Mesa

A seleção portuguesa masculina apurou-se, esta quarta-feira, para o torneio por equipas de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris-2024, ao bater a Croácia,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.