Judoca do Sporting Clube de Portugal subiu oito lugares no ranking mundial de -81 kg, estando agora o 47º lugar, e já ocupa a vaga continental no apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris.
No passado fim-de-semana, João Fernando arrecadou um 7º lugar no Grand Slam de Paris, uma semana depois de ter tido uma boa prestação no Grand Prix de Portugal. Para o apuramento olímpico, o judoca luso é 33º e ocupa uma das vagas das quotas continentais, algo que faz com que João Fernando esteja, neste momento, para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na corrida para uma vaga nesta competição está também Anri Egutidze que, depois da sua participação em Tóquio 2020, decidiu concorrer na categoria de -90 kg, mas regressou ao peso inferior, através do qual fará o apuramento para os próximos Jogos Olímpicos. Neste momento, Anri Egutidze encontra-se em 48.º no ranking e está a 287 pontos de João Fernando no acesso a Paris 2024.
Telma Monteiro (-57 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) também subiram no ranking mundial depois das suas prestações no Grand Slam de Paris. A medalhada olímpica subiu três posições e é 11.ª do mundo e 14.ª na corrida olímpica. Já Patrícia Sampaio manteve o 19.º lugar em -78 kg, mas ocupa agora o 11º lugar para a qualificação para a próxima edição dos Jogos Olímpicos.
Bárbara Timo (-63 kg) perdeu no segundo combate do Grand Slam de Paris, mas mesmo assim subiu a nona do mundo e quinta direta na corrida a Paris2024.
Vale a pena recordar que no passado fim-de-semana, Jorge Fonseca (-100 kg) não voou para Paris por ainda estar a recuperar de lesão, assim como Rochele Nunes (+78 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Catarina Costa (-48 kg).
O judoca português desceu uma posição na sua categoria, sendo agora o quinto do mundo e 16º no apuramento para os Jogos Olímpicos. Rochelle Nunes e Catarina Costa, ocupam o oitavo e nono lugar nas duas classificações.