30 de Setembro 2022 07:20
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Judo

João Fernando: “Acredito que um dia vai ser atribuído ao judo o merecido valor”Exclusivo 

Foto: IJF - International Judo Federation

João Fernando, judoca português de 22 anos, venceu, no passado sábado, a medalha de bronze no Grand Prix de Zagreb.  O atleta luso derrotou Achraf Moutii, marroquino. O seu trajeto na competição começou ao afastar o brasileiro Vinicius Panini e o canadiano François Guathier Drapeau, ambos por waza-ari – o segundo no ponto de ouro.

Apesar de já ter vencido outras medalhas em Open Europeus, como em 2021, precisamente em Zagreb, e já este ano em Praga, João Fernando afirmou, em conversa com a SportMagazine, que esta medalha no Grand Prix foi a sua maior conquista desportiva até aos dias de hoje.
“Diria que sim [foi a maior conquista], não só pela importância e pelo nível da competição, mas fundamentalmente porque esta é uma medalha que certamente me vai dar mais confiança e melhores perspetivas para o futuro e também é o primeiro grande passo do meu apuramento para os Jogos”, disse.

Aquando questionado sobre o papel do treinador no seu crescimento, o judoca português atribui ao mesmo uma enorme importância na sua preparação e na dos seus colegas. Reforça ainda que o plano de treinos “depende de muitos fatores” e que “a preparação para uma competição destas é sempre feita com o objetivo de estarmos na melhor forma possível no dia, por isso é feita uma conjugação de treino físico e técnico”.

Sendo um atleta jovem que se estreou como sénior em 2018, pelo Sporting Clube de Portugal, teve que passar por uma conciliação entre estudos e treinos. João Fernando explica um pouco dessa rotina.

“Conciliar a faculdade com o judo nunca foi fácil, mas sempre vi o judo como prioridade, e com o apoio da minha família sempre tive a possibilidade de fazer o curso sem pressão e as coisas naturalmente foram correndo pelo melhor, uma vez que sempre consegui gerir as avaliações em função das competições e dos treinos. Não sinto que a minha vida social tenha sido muito afetada pelo desporto, é tudo uma questão de gestão de tempo”, afirmou.

No que à modalidade em si diz respeito, João Fernando demonstra-se confiante com a visibilidade que o judo tem vindo a ter em Portugal.

“Nos últimos anos o judo tem vindo a ganhar, gradualmente, visibilidade, graças aos resultados que os meus colegas têm vindo a alcançar em todas as competições. Acho que a consistência que tem havido nos resultados dos portugueses vai fazer com que a visibilidade aumente cada vez mais e acredito que um dia vai ser atribuído ao judo o merecido valor”, destacou.
De momento, segundo o próprio, o judoca luso está focado no apuramento olímpico para Paris, em 2024. “Para isso terei de apresentar mais resultados como este ou melhores e é nisso que tenho os olhos postos”, disse João Fernando.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis

O tenista português Gastão Elias foi eliminado esta quarta-feira na segunda ronda do challenger Lisboa Belém Open. A competição decorre até domingo no Club...

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal já tem os atletas escolhidos para a qualificação do Mundial 2024. Após vencer a Finalíssima, Portugal prepara-se para mais...

Ténis

Nuno Borges, tenista português, qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do torneio de Sófia. O maiato venceu Mirza Basic, bósnio, na sua estreia...

Futebol

A Seleção Nacional de Futebol perdeu, esta terça-feira, frente à seleção espanhola, a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.