O tenista Jaime Faria tornou-se, este sábado, no 12.º português a conquistar um título do ATP Challenger Tour, ao vencer, na final do Oeiras Open 4, o sueco Elias Ymer, em três sets, no Complexo de Ténis do Jamor.
“Jaime Faria protagonizou uma semana dourada no Complexo de Ténis do Jamor e ergueu o primeiro título da carreira no ATP Challenger Tour ao vencer o Oeiras Open 4. Foi o quarto torneio deste circuito organizado pela Federação Portuguesa de Ténis desde o início da temporada. A disputar pela primeira vez uma final desta dimensão”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ténis (FPT).
O atleta do Centro de Alto Rendimento (CAR) da FPT, que figura esta semana no 233.º lugar no ranking ATP, cedeu o primeiro parcial, mas reagiu a tempo de vencer os dois seguintes para selar o triunfo pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-3) e 6-4, em duas horas e 38 minutos.
A semana no Jamor foi de tal forma perfeita que o lisboeta não parou de celebrar: primeiro recebeu a confirmação de que terá lugar no qualifying de Roland-Garros, depois evitou nova ida à calculadora e assegurou a presença na fase de qualificação de Wimbledon, também garantiu a estreia no top 200 e como cereja no topo do bolo converteu a primeira final Challenger no primeiro título.
“Se me dissessem no início do ano que nesta altura do ano estaria aqui… não sei se acreditava, mas fui jogo a jogo, torneio a torneio, treino a treino e as coisas aconteceram. Estou a sentir-me muito bem e agora é aproveitar este momento e deixar fluir”, disse Jaime Faria.
Olá top 200 e… Roland Garros!
“As cinco vitórias desta semana aumentaram para 35 (mais do que qualquer compatriota) a conta pessoal em 2024, um ano que começou no 411.º posto do ranking e que nem cinco meses depois o vê figurar no 183.º lugar. Será com essa classificação que irá a jogo, já na segunda ou na terça-feira, em Roland-Garros, o primeiro torneio do Grand Slam que disputa e no qual se junta aos amigos Francisca Jorge, Henrique Rocha (também no qualifying), Francisco Cabral (quadro principal de pares) e Nuno Borges (nos quadros principais de singulares e pares)”, junta a FPT,
Os 12 magníficos
Com este triunfo, Jaime Faria juntou-se à lista de 11 jogadores lusos que já venceram torneios desta categoria, casos de Gastão Elias (10), Pedro Sousa (8), Rui Machado (8), Nuno Borges (6), Frederico Gil (6), João Sousa (5), Nuno Marques (5), João Domingues (3), João Cunha e Silva (3) e Henrique Rocha (1) e Emanuel Couto (1).
Por: Pedro Silva
Fotos: FPT