23 de Maio 2022 05:31
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciência

Investigadores concluem estudo sobre performance física dos futsalistas

Foto: FPF/Facebook

Foi publicado esta semana um artigo escrito por investigadores portugueses acerca da performance física dos atletas de futsal. O “paper” escrito no “International Journal of Sports Physiology and Performance” tem como autores João Brito (fisiologista da Seleção Nacional), Bruno Gonçalves e Bruno Travassos, investigadores afiliados na Portugal Football School.

O artigo “Variation in Physical Performance of Futsal Players During Congested Fixtures” (em português “Variação no desempenho físico dos jogadores de futsal durante jogos congestionados”) tem como uma das principais conclusões que o congestionamento de jogos num curto período de tempo não afeta a performance de jogadores de elite de futsal.

O estudo destaca que o tempo de jogo é um fator importante e que há, sim, diferenças relevantes entre jogadores com mais tempo e menos tempo de jogo. Além disso, a heterogeneidade de resultados sugere que a análise individual pode ajudar a melhorar o desempenho dos atletas nestas circunstâncias.

“Instalações congestionadas não afetaram o desempenho físico em jogadores de futsal de elite. O tempo de jogo mostrou ser um fator chave de desempenho. Houve uma heterogeneidade considerável na capacidade de resposta ao desempenho físico em dispositivos congestionados, sugerindo uma análise da variabilidade individual para avaliar as mudanças reais no desempenho da partida, intensidade de treinamento e carga de trabalho”, explica o resumo do artigo.

Os autores estudaram a performance física dos futsalistas da Seleção Nacional durante dois períodos de qualificação para o Mundial 2020, compostos cada um por três jogos em quatro dias. João Nuno Ribeiro, da Universidade da Beira Interior, foi o coordenador do estudo, que contou ainda com a colaboração de Diogo Monteiro e Jaime Sampaio, do CIDESD (Centro de Investigação em Saúde, Desporto e Desenvolvimento Humano).

O artigo na íntegra pode ser aqui consultado. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Futsal

A Seleção Nacional Feminina A de Futsal vai defrontar a congénere da Hungria nas meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Feminino 2022. A...

Futsal

Aos 33 anos, Rute Carvalho é a única mulher a comandar uma equipa na principal competição do futsal feminino em Portugal nesta época. Aponta...

Futsal

Numa noite marcada pela emoção do adeus de Ricardinho à Seleção Nacional, muitas homenagens e um resultado que negativo diante da Bélgica (3-2) tratado...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.