24 de Maio 2024 01:12
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ténis de Mesa

Inês Matos avalia título nacional aos 17 anos: “Sinto que tenho muito para melhorar”Exclusivo 

Inês Matos foi campeã nacional no último fim de semana. Foto: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

Aos 17 anos, Inês Matos está a construir uma carreira, no mínimo, promissora no ténis de mesa português. A atleta do Boa Hora FC, que já soma uma série de títulos nacionais nos escalões de formação, sagrou-se no último domingo pela primeira vez campeã nacional de sénior, na prova disputada no Pavilhão Municipal de Gaia.

Apesar de garantir o lugar mais alto no pódio entre 20 das melhores atletas nacionais, Inês Matos mantém a seriedade digna de uma mesatenista experiente. Embora feliz com a conquista recente, ela acredita que ainda tem muito a evoluir. “Temos sempre que melhorar algumas coisitas. Isso nunca está perfeito e sinto que tenho muitas coisas para melhorar”, afirmou.

Recorde-se que já no ano passado, a mesatenista do Boa Hora FC já havia chegado à final da mesma competição a qual terminou como vice-campeã. Na final deste ano venceu Patrícia Santos, do Sporting, outra promissora mesatenista nacional, que também de 17 anos.

“Eu avalio a minha participação como muito positiva. Não posso dizer que estava à espera, como é óbvio. Sabia que tinha muitas hipóteses porque eu era a cabeça de série número um. Sabia que seria um campeonato muito difícil, mas sabia que estava muito alcançável”, analisou.

Inês Matos é natural de Lisboa e mudou-se para o Porto para ficar mais perto do Centro de Alto Rendimento de Gaia, onde passou a treinar desde o ano passado. “Mudei-me para poder alcançar o melhor nível como atleta e esses resultados estão a ver-se, tanto que a nível internacional estou a ter muitos bons resultados. Avalio o meu desenvolvimento como atleta como muito positivo”, destacou a bicampeã nacional de júnior.

No 12.º ano escolar, a jovem mesatenista agora preocupa-se em dividir o tempo do desporto com os planos para ingressar na universidade. Entre os cursos de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica, tem como desafio dividir o tempo entre os treinos e os estudos.

“O meu objetivo é continuar a desenvolver o trabalho que tenho andado a desenvolver. Continuar a treinar sempre empenhada. Conciliar a escola com o desporto, que até agora está a correr muito bem. Quero entrar na faculdade. Meu objetivo é conciliar a faculdade com o ténis de mesa porque não quero deixar nenhum dos dois para trás. Se não conseguir conciliar vou ter que deixar um deles para trás. Não tomei essa decisão, mas quero muito conciliar os dois, muito mesmo”, afirmou.

Inês Matos. Foto: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

WTT Star Contender na Eslovénia

Atleta treinada por Pedro Almeida e Carlos Guilherme, Inês Matos chegou esta quarta-feira à Eslovénia, onde irá disputar o WTT Star Contender, com início na sexta-feira. Com a tranquilidade de quem sabe que terá um longo caminho pela frente, ela projeta seguir fazendo boas participações para fazer parte da equipa de seniores femininos de Portugal.

“Eu já fui ao campeonato da Europa de seniores individual e de equipas, onde obtivemos o 3.º lugar em equipas. Mas a longo prazo eu quero poder jogar todas as competições que há em seniores”, destacou a atleta, que tem como referências nacionais os mesatenistas Marcos Freitas, João Monteiro, João Geraldo, Tiago Apolónia e Diogo Carvalho. “Eu tenho o exemplo deles e quero seguir. Eles que deram a alavanca para começarmos a jogar em torneios internacionais”, destacou.

Inês Matos, mesatenista portuguesa de apenas 17 anos. Foto: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

As portuguesas Jieni Shao e Fu Yu asseguraram, recentemente, a qualificação para as competições individuais de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris-2024, após...

Ténis de Mesa

A Taça do Mundo de singulares de ténis de mesa vai decorrer de 15 (segunda-feira) a 21 de abril (domingo) deste mês, em Macau...

Ténis de Mesa

O CTM Mirandela conquistou, no passado fim de semana, pela quinta vez consecutiva, a Taça de Portugal feminina de ténis de mesa, após bater,...

Ténis de Mesa

A seleção portuguesa masculina apurou-se, esta quarta-feira, para o torneio por equipas de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris-2024, ao bater a Croácia,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.