Aos 17 anos, Inês Matos está a construir uma carreira, no mínimo, promissora no ténis de mesa português. A atleta do Boa Hora FC, que já soma uma série de títulos nacionais nos escalões de formação, sagrou-se no último domingo pela primeira vez campeã nacional de sénior, na prova disputada no Pavilhão Municipal de Gaia.
Apesar de garantir o lugar mais alto no pódio entre 20 das melhores atletas nacionais, Inês Matos mantém a seriedade digna de uma mesatenista experiente. Embora feliz com a conquista recente, ela acredita que ainda tem muito a evoluir. “Temos sempre que melhorar algumas coisitas. Isso nunca está perfeito e sinto que tenho muitas coisas para melhorar”, afirmou.
Recorde-se que já no ano passado, a mesatenista do Boa Hora FC já havia chegado à final da mesma competição a qual terminou como vice-campeã. Na final deste ano venceu Patrícia Santos, do Sporting, outra promissora mesatenista nacional, que também de 17 anos.
“Eu avalio a minha participação como muito positiva. Não posso dizer que estava à espera, como é óbvio. Sabia que tinha muitas hipóteses porque eu era a cabeça de série número um. Sabia que seria um campeonato muito difícil, mas sabia que estava muito alcançável”, analisou.
Inês Matos é natural de Lisboa e mudou-se para o Porto para ficar mais perto do Centro de Alto Rendimento de Gaia, onde passou a treinar desde o ano passado. “Mudei-me para poder alcançar o melhor nível como atleta e esses resultados estão a ver-se, tanto que a nível internacional estou a ter muitos bons resultados. Avalio o meu desenvolvimento como atleta como muito positivo”, destacou a bicampeã nacional de júnior.
No 12.º ano escolar, a jovem mesatenista agora preocupa-se em dividir o tempo do desporto com os planos para ingressar na universidade. Entre os cursos de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica, tem como desafio dividir o tempo entre os treinos e os estudos.
“O meu objetivo é continuar a desenvolver o trabalho que tenho andado a desenvolver. Continuar a treinar sempre empenhada. Conciliar a escola com o desporto, que até agora está a correr muito bem. Quero entrar na faculdade. Meu objetivo é conciliar a faculdade com o ténis de mesa porque não quero deixar nenhum dos dois para trás. Se não conseguir conciliar vou ter que deixar um deles para trás. Não tomei essa decisão, mas quero muito conciliar os dois, muito mesmo”, afirmou.
WTT Star Contender na Eslovénia
Atleta treinada por Pedro Almeida e Carlos Guilherme, Inês Matos chegou esta quarta-feira à Eslovénia, onde irá disputar o WTT Star Contender, com início na sexta-feira. Com a tranquilidade de quem sabe que terá um longo caminho pela frente, ela projeta seguir fazendo boas participações para fazer parte da equipa de seniores femininos de Portugal.