20 de Junho 2024 15:49
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

II Seminário Nacional de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição esta quarta-feira no Estoril

Foto: DR

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, organiza, esta quarta-feira (22 de maio), a partir das nove da manhã, na Academia de Artes do Estoril – antigo Edifício Cruzeiro, o II Seminário Nacional de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição.

“Este seminário encontra-se certificado pelo IPDJ para formação contínua (treinadores), com 0,8 unidades de crédito atribuídas”, cestacam os organizadores do evento, revelando que, em Portugal, “mais de 40% dos 811 atletas olímpicos portugueses vivos, sofrem ou sofreram de problemas de saúde mental”.

O evento “pretende normalizar o tema da saúde mental e acabar com o estigma” e acolhe 400 inscritos, “entre as quais diversas personalidades e atletas olímpicos, como Maria de Belém, Francisco George ou Nélson Évora”, sendo que no certame serão apresentados “os resultados de um estudo científico, conduzido pelo observatório de saúde mental e com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) SPPSM, realizado com base num inquérito feito a mais de 200 atletas de alto rendimento”.

Um estudo de 2019, realizado pelo próprio Comité Olímpico Internacional e divulgado no British Journal of Sports Medicine, revelou que “cerca de 50% dos atletas olímpicos inquiridos assumiram que já se sentiram afetados por sintomas de depressão, ansiedade e ligados ao stress”, junta a nota, acrescentando que “também a Universidade de Amesterdão concluiu, num trabalho de 2018, a partir de uma revisão feita a 20 artigos científicos, que 34% dos atletas olímpicos podem apresentar sintomas de depressão ou ansiedade”.

 

Colocar tema sensível na agenda mediática

Com o “objetivo e compromisso de manter o tema na agenda e continuar a sensibilizar o público para a importância desta temática e de combater o estigma que está sempre associado à saúde mental”, a AAOP, em parceria com a SPPSM levam a cabo este seminário.

“Temos o compromisso de manter este tema vivo. Não basta falar da saúde mental apenas uma vez, é preciso abordar o tema de forma sustentada. A saúde mental tem de ser normalizada e é preciso afastar o estigma… assumir que se tem um problema é uma atitude de força, não é uma atitude de fraqueza. A percentagem de 40 a 50 por cento de atletas que têm problemas de saúde mental peca por escassa”, enfatizou Luís Alves Monteiro, presidente da AAOP, numa recente entrevista.

 

Por: Pedro Silva
Foto: DR

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

Maria João Heitor, presidente cessante da SPPSM, sublinhou esta quarta-feira, durante o II Seminário Nacional de Saúde Mental no Desporto de Alta Competição, organizado...

Cursos e Congressos

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) organiza, no próximo dia 22 de maio, o II Seminário Nacional de Saúde Mental no Desporto...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.