6 de Dezembro 2024 16:04
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Canoagem

Hélio Lucas explica estratégia de Fernando Pimenta no Mundial: “Era uma coisa que há muito tempo ele me pedia e queria fazer”Exclusivo 

Fernando Pimenta disputou quatro competições nos Mundiais de Canoagem – K1 500, K1 1000, K1 5000 e, por fim, K2, com Teresa Portela -, disputados no Canadá. O canoísta português saiu medalhado na competição, conquistando o bronze em K1 500 e duas medalhas de prata, em K1 1000 e K2 misto.

Hélio Lucas, treinador de Fernando, descreve esta prova como a mais importante do ano.

“Esta era a prova mais importante do ano. A preparação já começou em outubro. Tivemos algumas provas, onde se destacaram e também foram medalhados, na altura. Provas que dá para ver ao nível a que os atletas estão…. Fomos trabalhar aquilo que são as intensidades e o ritmo de prova, nesta altura, nesta parte mais final”, disse, em declarações à SportMagazine.

Hélio Lucas aborda ainda as condições que encontraram no Canadá – clima mais frio, um lago mais aberto e o vento. O treinador de Fernando Pimenta explicou, para além disso, o porquê da participação em tantas categorias por parte do português.

“Era uma coisa que há muito tempo ele me pedia e queria fazer. A preparação dos 1000 metros é muito diferente da dos 500 e dos 5000. A dos 500 é mais conciliável com a preparação dos 1000 metros. E nos últimos anos houve anos em que ele se inscreveu e depois acabámos por não participar nos 500 metros. Porque basicamente são muitos dias e poucas provas. Além disso, ele como fez a Taça do Mundo, venceram a K2 misto, e também entendemos que devíamos participar. Nesse caso, são duas provas de 500 metros, uma de 1000 e uma de 5000. Reunimos os dois, vimos os prós e os contras. Como é um ano diferente, um ano pós-olímpico… Ele queria muito, mas nunca deixei, porque sabíamos a importância da distância olímpica. Mas este ano, ou fazia agora, porque no próximo ano não poderá fazer e em Paris também não pode fazer. Foi por isso que corremos esse risco agora”, afirmou.

Hélio Lucas destaca ainda aquilo que chama de “feito histórico”, pois Fernando Pimenta fez, em quatro dias, nove provas e conquistou três medalhas – o seu novo máximo. Acrescenta ainda que a prova dos 1000 metros é quase um empate técnico e que não se recorda de uma prova tão próxima.

O treinador português encontra-se orgulhoso do seu atleta pela sua prestação ao longo da competição,

“Diria que, às vezes, nós analisamos não só a questão de ganhar as medalhas, é a prestação. E a prestação dele foi excecional. Ele nunca tinha ganho uma medalha de K1 500, ganhou uma medalha em K1 500. Passado uma hora estava a competir em K1 1000, e em condições que nós sabemos, eu e ele, que não são as mais fáceis para ele, que é com vento de frente. Faço uma análise bastante positiva. No K2 misto, também se bateram até à final, no K1 5000, não fosse o leme tinham sido quatro medalhas”, destacou.

Hélio Lucas concluiu afirmando que Fernando Pimenta vai fazer o Campeonato da Europa em Munique e vai tentar apurar-se também para o Mundial de Maratonas, embora não seja a sua vertente, tentando o apuramento para esta competição, que se disputa em Ponte de Lima, terra de onde é natural, nos finais de setembro. Após isso, conclui a época e, após descanso, retorna para a preparação de uma nova temporada.

Fernando Pimenta ao lado de Teresa Portela e do treinador Hélio Lucas. Foto: Instagram/Fernando Pimenta

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Tomorrow Summit “constitui, atualmente, um dos maiores contributos da Academia do Porto no que respeita à discussão sobre inovação, tecnologia, ciência, educação e sustentabilidade”,...

Desporto Olímpico

O canoísta Fernando Pimenta marca presença, nos JO-Paris 2024, pela quarta vez, nos jogos mais importantes do Mundo. O Limiano é um forte candidato...

Desporto Olímpico

O canoísta limiano Fernando Pimenta e atleta bejense Ana Cabecinha vão ser os porta-estandartes de Portugal na Cerimónia de Abertura de Paris2024, anunciou, esta...

Canoagem

Portugal fechou os Europeus de canoagem, que tiveram lugar em Szeged, na Hungria, com um total de quatro medalhas mais uma na classe paralímpica,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.