O judoca português Jorge Fonseca conquistou este domingo a medalha de ouro na categoria de -100 quilos do Grand Slam de Antália, disputado na Turquia. O atleta do Sporting venceu no combate final o espanhol Nikoloz Sherazadishvili, por ippon, após dois minutos e 14 segundos.
Com este resultado, Jorge Fonseca soma a terceira medalha de ouro em competições internacionais apenas em 2022 e está invicto há 14 combates. O bicampeão mundial e medalhista olímpico estreou-se na segunda ronda, onde superou Gonchigsuren Batkhuyag (32º), por acumulação de shidos do mongol.
Na ronda seguinte, venceu com um ippon o dinamarquês Mathias Madsen. Nos quartos de final, o português n.º 2 do mundo bateu Onise Saneblidze (15.º), da Geórgia, pontuando wazari antes do ippon que lhe garantiu o triunfo. Antes da final, foi mais uma vez melhor, agora diante do canadiano Kyle Reyes (20.º do ranking), ganhando vantagem por wazari e finalizando com ippon.
Além de Jorge Fonseca, Portugal conquistou outra medalha na Turquia, no sábado, com Bárbara Timo (-63 kg), que venceu na decisão a venezuelana Anriquelis Barrios, e conquistou o bronze.
Ao longo dos 3 dias, a prova que que antecede o Campeonato da Europa de Judo – Sofia 2022 reuniu 525 Atletas (312 masculinos e 213 femininas) em representação de 63 Países. Após os resultados dos 3 dias (1 Medalha de Ouro, 1 de Bronze e dois 5º lugares), Portugal terminou no 6º lugar do ranking.