18 de Maio 2022 08:10
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Judo

Grand Prix Portugal: Telma Monteiro e Joana Diogo nas “meias” e Catarina Costa na final

Catarina Costa conquistou a medalha de prata. Foto: Catarina/Instagram

Portugal começou bem o primeiro dia do Grand Prix 2022, que ocorrer no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. O evento que marca a estreia de Portugal, teve três judocas nacionais em destaque: Telma Monteiro (-57 kg), Catarina Costa (-48 kg) e Joana Diogo (-52 kg).

Campeã europeia e medalhista olímpica, Telma Monteiro folgou na primeira ronda e, na segunda, superou por ippon a sul-coreana Jaeryeong Kim. Ela está nas meias-finais a neerlandesa Pleuni Cornelisse (51º do ranking mundial).

Outra judoca portuguesa que avançou às meias-finais foi  Joana Diogo, 63.ª do ranking mundial. A atleta do Judo Clube de Coimbra venceu três combates, sendo o último diante da suíça Fabienne Kocher (6.ª). Ela agora defronta a kosovar Distria Krasiqi (38.ª).

Catarina Costa, por sua vez, está na final da sua categoria. A judoca 5.ª nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 superou a uzbeque Khalimajon Kurbonova (71.ª), a italiana Asia Avanzato (63.ª), ambas por ippon, além da francesa Melanie Vieu (53.ª) por waza-ari. A atleta da Académica e 12.ª do ranking mundial agora disputa a final.

Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou os quartos-de-final, mas cedeu nessa fase e vai disputar as repescagens. Gonçalo Oliveira (-66 kg) somou duas vitórias nos dois primeiros combates, eliminando o espanhol Adrian Chinarro e o americano Ari Berliner por ippon. Nos quartos de final defrontou o nº1 do ranking mundial Baul An, da Coreia do Sul. Apesar da determinação, o jovem português não conseguiu evitar o ippon do judoca asiático. Nas repescagens, encontrou o japonês Yamato Fukuda, mas voltou a ceder por ippon e terminou num honroso 7º lugar.

Na categoria -66 kg, Kainan Pires começou com uma vitória contra o sul-coreano Channyeong Kim (89º) por ippon. Na ronda seguinte, o sorteio ditou um encontro com o nº2 do mundo, Denis Vieru. Após um combate bastante equilibrado, o moldavo confirmou o favoritismo, mas precisou de quase 7 minutos para pontuar contra o atleta luso.

Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg) e Bruno Barros (-66 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Judo

Quebrar uma barreira, ganhar uma medalha. Se a carreira desportiva de Telma Monteiro fosse aritmética simples, a fórmula estava encontrada. A melhor judoca portuguesa...

Adaptado

A judoca portuguesa Joana Santos (-57 kg) conquistou esta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, no Brasil....

Judo

ATUALIZADA ÀS 14H49 A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a primeira medalha para Portugal nos Europeus que decorrem na Arena Armeets, em...

Judo

A judoca portuguesa, Telma Monteiro (-57kg), foi eliminada esta sexta-feira, pela alemã Pauline Starke, no primeiro combate dos Europeus de Judo, em Sófia. Em...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.