O português Gabriel Lopes voltou a ser destaque na natação portuguesa, desta vez no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores Leiria 2022, que decorreu até o domingo em Leiria. O nadador olímpico do Louzan/Efapel, medalha de bronze no último Europeu, somou seis medalhas de ouro, sendo duas delas a bater o recorde da prova.
Gabriel Lopes alcançou os recordes Nacionais Seniores e Absolutos aos 400m estilos e 100m costas. Na primeira, terminou com 4.05,87 minutos melhorando o anterior recorde de Diogo Carvalho (4.06,83) obtido em 11 de dezembro de 2009 em Istambul. Nos 100 costas, venceu com 50,82, melhorando o seu anterior recorde de 51,30 em Albufeira a 13 de novembro de 2022.
“Estes campeonatos correram muito bem. Logo no primeiro dia bati o recorde nacional dos 400 estilos. Ontem nadei num recorde pessoal aos 200 estilos. Hoje conclui três provas seguidas: fiz recorde nacional nos 100 costas e recorde pessoal aos 200 livres e conseguir ganhar os 100 estilos foi opimo. Não dava para pedir muito mais. O trabalho que temos realizado este ano tem vindo a ser muito consistente e isso tem aparecido naturalmente. Os resultados são reflexo dos treinos que fazemos”, afirmou Lopes, em declaração à Federação Portuguesa de Natação.
“Trabalhamos muito muitas sessões de água, muitos metros e é por isso que consigo aguentar estas jornadas mais duras a nadar três provas e a conseguir aguentar. Estes resultados em piscina curta têm confirmado que estamos a trabalhar bem. Para a semana vamos nadar em piscina longa e vamos ver o ‘transfer’. O objetivo para esta época é obter o mínimo para os Jogos de Paris quanto antes. Estamos a apontar o pico de forma para o campeonato nacional de março. E esse é o objetivo principal. Ainda teremos o mundial em Julho que será o outro momento mais importante mas uma coisa de cada vez”, acrescentou o atleta treinado por Vitor Ferreira.
Um detalhe importante é que Gabriel Lopes tornou-se o primeiro português a nadar, nos 100 costas, abaixo dos 51 segundos.