30 de Setembro 2022 08:32
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futebol

Futebol português profissional realiza campanha contra os discursos de ódio

Imagem: ANTF

Foi lançada esta quinta-feira a campanha intitulada “Mais Futebol, Menos Ódio!”. A ação conjunta é proveniente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol que estão a lutar contra os discursos de ódio no futebol.

As entidades representativas dos profissionais ligados ao futebol denunciaram que “em todas as jornadas, as redes sociais, os sites e até os telefones pessoais são invadidas por milhares de comentários, insultos, críticas e, até ameaças”.

Os responsáveis pela ação informaram que nenhuma atualização será realizada nas suas respetivas plataformas virtuais entre as 18h00 de sexta-feira e as 22h30 de segunda-feira – período em que irão decorrer todos os jogos da segunda ronda das competições profissionais em Portugal.

Abaixo, pode-se ler o comunicado dos organismos na íntegra:

Liga, Sindicato de Jogadores, ANTF e APAF unem-se numa campanha única que fala de um Desporto melhor, mais inclusivo, sem xenofobia e racismo; um Desporto de respeito universal e onde o ódio escondido por nomes anónimos nas redes sociais tem que desaparecer.

A segunda jornada das competições profissionais vai ficar marcada por uma ação de sensibilização contra ódios nas redes sociais e em qualquer plataforma, que sirva para instigar movimentos de intolerância, num Futebol que se quer, cada vez mais, familiar e de festa. A campanha Mais Futebol, Menos Ódio mobiliza a Comissão de Diálogo Social, composta por Liga Portugal, Sindicato dos Jogadores, Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol contra os insultos e ameaças proferidos, sobretudo nas redes sociais contra os protagonistas do jogo e que deviam ser acarinhados por todos.

Entre as 18 horas de sexta-feira, horário do primeiro jogo do fim de semana e as 22.30 horas de segunda-feira, hora em que termina a última partida da jornada, as redes sociais destas entidades não terão qualquer atualização. Na sexta-feira de manhã será partilhado, em todas as plataformas, conteúdos que sensibilizem para os perigos deste ódio escondido na forma de anonimato e até perfis falsos, nas Redes Sociais e para o efeito nefasto que este pode causar na estabilidade emocional dos agentes desportivos.

Em todas as jornadas, as redes sociais, os sites e até os telefones pessoais são invadidas por milhares de comentários, insultos, críticas e, até ameaças escritas por indivíduos sob o anonimato de um teclado, com a sensação de impunidade e de quem não será alvo de qualquer consequência. Mas não existem territórios sem leis.

É altura de dizer basta! Todas as práticas criminosas têm de ser punidas
Este que é um dos mais competitivos setores de atividade em Portugal, deve ver garantido em torno dele não só a histórica paixão nacional pelo jogo mas, e sobretudo, abordagens mais positivas por parte de todos quantos sobre ele se pronunciam, realçando a excelência deste espetáculo que não encontra no mundo muitos exemplos similares de talento, conquista e superação.

Mais Futebol, Menos Ódio!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futebol

Duas situações exemplares de fair play foram honradas com o Cartão Branco este fim de semana no futebol português. Recurso pedagógico pioneiro é em...

Cursos e Congressos

O quarto dia da Sport Integrity Week, evento organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reservou a assinatura, esta quinta-feira, em Carcavelos, de um...

Futebol

Próximo de completar cinco meses à frente da equipa brasileira do Botafogo, o treinador português Luís Castro vive um dos maiores desafios da carreira....

Cursos e Congressos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) irá promover, nos dias 5 e 6 de setembro, o fórum de reflexão “Football Talks 2022”, evento que...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.