16 de Maio 2022 11:57
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futebol

Futebol de mulheres: Francisco Neto e os planos de Portugal para o Algarve Cup

Foto: FPF

A Seleção Nacional de futebol de mulheres conheceu esta quarta-feira os adversários que terá pela frente na 28.ª edição da Algarve Cup. Portugal vai defrontar a Noruega e a Suécia na primeira fase da competição que vai decorrer no sul do país entre os dias 14 e 23 de fevereiro. Os jogos da Algarve Cup são de entrada livre, sem qualquer custo. A convocatória da seleção portuguesa para a competição será conhecida a 7 de fevereiro.

Portugal estreia-se a 16 de fevereiro, em Lagos, diante da seleção norueguesa, 12.ª no ranking da FIFA. No dia 20 terá pela frente a Suécia, segunda do ranking mundial e vice-campeã olímpica, no Estádio Algarve. Francisco Neto, selecionador nacional, avaliou o desafio da Equipa das Quinas.

“Temos pela frente dois jogos de elevado grau de dificuldade e exigência. Noruega e Suécia são equipas que lutam, com regularidade, por títulos em Campeonatos da Europa e do Mundo. Tal como a nossa Seleção, estão a disputar o apuramento para o Mundial de Austrália e Nova Zelândia e terão jogos em abril. Além disso, querem ensaiar o Campeonato da Europa, que vão disputar em julho, em Inglaterra”, afirmou Francisco, em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

A Seleção Nacional atualmente ocupa a 19.ª posição no ranking da Europa e a 29.º no mundial. Atualmente, Portugal busca o apuramento ao Mundial 2023. A equipa nacional está na 2.º posição do Grupo H, com 13 pontos – seis a menos que a Alemanha, que venceu todos os seis jogos. Portugal, por sua vez, empatou na Turquia, venceu Israel duas vezes, Sérvia e Bulgária, e perdeu em casa com a Alemanha por 3-1, no último dia 30 de novembro.

O selecionador nacional frisou a importância da Algarve Cup na preparação da Equipa das Quinas. “Porque é a oportunidade de percebermos o estado atual da nossa equipa, tendo em vista os dois jogos de apuramento que vamos ter em abril [frente à Alemanha, fora, e Bulgária, em casa]. Após uma paragem prolongada, desde o final de novembro, estamos ansiosos por voltar a competir num torneio marcante para nós e para o futebol feminino, que mais uma vez nos colocará frente às melhores seleções do Mundo”, explicou Francisco Neto.

Além de Portugal, Suécia e Noruega, estão na Algarve Cup a Dinamarca e a Itália, respetivamente, a oitava e a nona seleções melhor posicionadas na hierarquia de futebol feminino do velho continente. Serão cinco as equipas em prova, e vão disputar duas jornadas para aferir a sua posição na tabela classificativa. As duas seleções com a pontuação mais alta, e melhor diferença de golos, no encerramento da segunda jornada (em 20 de fevereiro) conquistarão o direito de discutir a grande final.

Francisco Neto, selecionador nacional. Foto: FPF

Eis o calendário de jogos:

16 fevereiro 2022 | quarta-feira
12h00 – Dinamarca vs. Itália (Estádio Municipal de Lagos)
18h30 – Noruega vs. Portugal (Estádio Municipal de Lagos)

18 fevereiro 2022 | sexta-feira
17h00: Suécia vs Dinamarca (Estádio Algarve)

20 fevereiro 2022 | domingo
11h00: Itália vs Noruega (Estádio Algarve)
17h15: Portugal vs Suécia (Estádio Algarve)

23 fevereiro 2022 | quarta-feira
11h00: Final (Estádio Municipal de Lagos)
10h30, 11h45, 13h00 – Jogos de atribuição do 3.º, 4.º e 5.º lugar (Estádio Algarve)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Karaté

Guilherme Gonçalves tornou-se uma verdadeira máquina de conquistar medalhas. O atleta do SC Braga alcançou três esta temporada na K1 Youth League, sendo as...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.