Foi por muito pouco, mas ainda não foi desta vez que Francisco Belo alcançou os mínimos necessários para o apuramento ao Campeonato do Mundo de atletismo em pista coberta. O atleta do lançamento do peso fez o seu melhor concurso do ano, esta quarta-feira, no meeting de Madrid, mas ficou a um centímetro do necessário para o acesso ao Mundial.
Belo atirou o engenho a 20,64 ao quarto ensaio. Terminou a competição como quinto classificado. O atleta do Benfica ainda teve ainda dois ensaios acima dos 20 metros (20,22 e 20,34) e três na casa dos 19 metros. Tsanko Arnaudov também participou e terminou na 8.ª posição, com 20,15 metros. A prova foi ganha pelo polaco Konrad Bukowiecki, que, com um lançamento de 21,91 metros estabeleceu um novo recorde do meeting.
Outros sete portugueses estiveram na competição, uma das últimas oportunidades para “carimbar o passaporte” para os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, que se realizam de 18 a 20 de março em Belgrado, na Sérvia. Nenhum conseguiu o garantir o apuramento.
Abdel Larrinaga, do Sporting, que melhorou o seu recorde pessoal na eliminatória dos 60 metros barreiras, ficando a um centésimo do recorde de Portugal. O bicampeão de Portugal fez 6,67s, sendo apurado para a final, na qual se classificou na sétima posição, com o tempo de 7,82s. A prova foi ganha pelo espanhol Asier Martinez em 7,56s.
Do lado feminino, também Catarina Queirós, do Jardim da Serra, alcançou o recorde pessoal, em 8,20s. Na final, terminou com o 6.º lugar, a 4 centésimos da marca para os mundiais de pista coberta. Iaac Nader, do Benfica, foi o 12.º nos 3000 metros; Carlos Nascimento, atleta do Sporting, foi o 7.º nos s 60 metros, com 6,70s, a quatro centésimos da marca de qualificação para Belgrado.
Na quinta posição classificaram-se ainda os atletas do Sporting, Cátia Azevedo, Evelise Veiga e Tiago Pereira, respetivamente na final B dos 400 metros, no salto em comprimento e no triplo-salto. Todos os resultados podem aqui ser conferidos.