17 de Abril 2024 08:03
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Futebol

FPF investe 7,8 milhões de euros no futebol feminino para aumentar competitividade interna

Foto: FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai investir 7,8 ME no futebol feminino nas próximas duas épocas, tendo como principal objetivo “aumentar a competitividade interna e a nível europeu”, anunciou a FPF.

Durante um workshop da Liga feminina, que reuniu na Cidade do Futebol os clubes do primeiro escalão do futebol feminino, o organismo que tutela o futebol em Portugal revelou que o valor destina-se “às competições femininas da FPF” e tem “por objetivo aumentar competitividade interna e na Europa uma vez que Portugal terá na Liga dos Campeões duas equipas na próxima época e três em 2025/26”.

A FPF pretende incentivar os clubes a terem mais jogadores profissionais e a profissionalizarem as suas estruturas e, na próxima época, os clubes terão maior retorno quanto maior for o número de jogadoras com contrato profissional.

 

A caminho das 20 mil atletas

Mónica Jorge, diretora da FPF, destacou o aumento exponencial das jogadoras com contrato profissional, comparando as 41 em 2018/19 com as 222 da temporada atual  – “Está ultrapassada a marca das 17.500 jogadoras de futebol e futsal”, anunciou a antiga jogadora –, destacando a missão do organismo federativo no que diz respeito ao “papel da mulher na sociedade, em termos de igualdade e paridade”.

José Couceiro, vice-presidente da FPF, destacou o “momento e a oportunidade” de operar mudanças estruturais a vários níveis, “inclusive quanto na formação”, pode ler-se no comunicado da FPF.

Da agenda do encontro de trabalho, “destaque para apresentações de dados e debate sobre matérias como calendários, licenciamento, benchmark técnico face a competições congéneres das principais ligas europeias e norte-americanas, formatos competitivos e fundo financeiro de apoio à competição”, vinca a nota da FPF.

 

2024/2025 obrigatório jogar em relva natural

A FPF lembrou ainda que no lançamento da época 2022/23 disponibilizou uma verba para apoiar os clubes a terem relvados, uma vez que, em 2024/2025, de acordo com o regulamento, todos os jogos da Liga feminina devem ser realizados em campos de relva natural.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Futebol

A seleção portuguesa feminina treinou, este domingo, pela manhã, na Cidade do Futebol, em Oeiras, dias depois de ter batido a Bósnia-Herzegovina (3-0), em...

Futebol

As árbitras internacionais portuguesas Sandra Bastos, Catarina Campos e Sílvia Domingos estão nomeadas para três jogos de sexta-feira, no arranque da qualificação para o...

Futebol

Portugal defronta Bósnia-Herzegovina, Irlanda do Norte e Malta no Grupo 3 da Liga B de qualificação para o Campeonato da Europa feminino de futebol...

Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta segunda-feira, uma parceria com a VISA para o futebol feminino. “A marca líder mundial em pagamentos digitais...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.