23 de Maio 2024 13:39
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Fórum Nacional Desporto para Todos cumpriu a sua terceira edição esta sexta-feira

Foto: SM

O 3ª Fórum Nacional Desporto para Todos deu início com uma introdução por parte de Sílvia Vermelho, vogal do conselho diretivo do Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ). Apresentou o tema do evento, sendo o mesmo a juventude, e demonstrou esperança e ambição na continuidade do trabalho conjunto entre o desporto e os jovens.

A primeiro painel decorreu sob o tema ‘Desporto e Sustentabilidade’, com a moderação de Cecília Carmo, da comunicação e marketing da Federação Portuguesa de Basquetebol, jornalista e CEO da empresa Farol do Monte. O painel ficou completo com o presidente da Associação ZERO, Francisco Ferreira, com Cristina Teixeira, membro do grupo de peritos de Green Sport da Comissão Europeia e, por fim, contou com a presença de sete jovens que representam, cada um deles, as suas regiões, tanto de Portugal Continental como as Autónomas.

Foram partilhadas ideias por parte dos jovens para melhorar a sustentabilidade no desporto – redução de uso e aproveitamento de água; a reutilização de materiais desportivos; estruturas ao ar livre para pessoas com mobilidade reduzida; entre outras conclusões. Francisco Ferreira e Cristina Teixeira comentaram essas mesmas propostas e a possibilidade de as realizar. O presidente da Associação ZERO reforça a importância destas conclusões, alertando para uma atual crise de sustentabilidade por parte do país e do mundo.

“Do ponto de vista da sustentabilidade, estamos numa altura muito crítica. Estamos a sentir muito as alterações climáticas, estamos numa crise energética. Precisamos de conseguir garantir que temos conforto, iluminação, mas sem muito gasto de energia. Temos também uma crise de biodiversidade e de recursos”, disse Francisco Ferreira.

Foto: SM

O segundo painel teve em discussão a temática ‘Jovens e o Desporto’. Paulo Rocha, chefe de divisão de Desporto para Todos do IPDJ, moderou este debate, tendo como painel, tal como no anterior, os representantes por Região Continental e Autónoma, a presidente da Comissão de Atletas Olímpicos e ex-atleta olímpica de natação, Diana Gomes e Teresa Ramos, membro da Coordenação Nacional do Desporto Escolar.

Foram partilhadas ideias dentro deste tema, seja desporto nas escolas, universidades ou fitness. Entre as quais, a obrigatoriedade da prática de desporto em universidades, a maior valorização do aluno que pratica desporto de alto rendimento, uma alimentação mais saudável, entre outras.

Diana Gomes partilhou a sua experiência enquanto atleta de alto rendimento, concordando com as medidas propostas pelos jovens presentes no painel. A ex-atleta olímpica de natação afirma que seria melhor haver um maior apoio por parte das escolas para os alunos que praticam desporto, para que, desta forma, consigam pertencer aos dois mundos, estudando e praticando desporto até chegarem ao topo do seu rendimento.

Teresa Ramos, membro da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, falou precisamente do desporto escolar, afirmando que há uma promoção das boas práticas a nível da alimentação e do desporto por parte dos jovens, seja do básico, do secundário ou do profissional.  Para além disto, reforçou a ideia da “escola a tempo inteiro”, discordando com a mesma e defendendo uma partilha de tempo entre a escola e o desporto.

“É muito difícil, visto que há uma necessidade de oferecer a escola a tempo inteiro. Agora vou dizer, como mãe, que não quero isso para a minha filha. Há que haver a articulação dos horários escolares com as necessidades deles [jovens]”, realçou.

Após a realização e discussão dos dois painéis seguiram-se as conclusões e a sessão de encerramento do evento, pondo, naturalmente, fim ao mesmo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Podem candidatar-se ao Prémio «Desporto + Acessível», cujo período de candidaturas está aberta entre 6 de abril e 7 de junho, projetos que promovam...

Sociedade Desportiva

Até 24 de maio de 2024, estão abertas as candidaturas para os #BeActive Awards, atribuídos pela Comissão Europeia, com o objetivo de destacar projetos...

Sociedade Desportiva

Assinala-se este sábado, 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz,...

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou, esta quarta-feira, o Seminário Igualdade de Género no Desporto, no Auditório dos Serviços de Viseu...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.