13 de Julho 2024 23:33
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Fisioterapeuta Daniel Moedas trabalha com os melhores nadadores no Jamor

Daniel Moedas, fisioterapeuta da Federação Portuguesa de Natação, participou em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto – 2023, no 46.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação e também do XVI Congresso Ibérico de Natação, tendo participado numa conferência plenária, que conto com a moderação de Tiago Barbosa, com o tema “O papel do fisioterapeuta numa equipa multidisciplinar: da avaliação à intervenção”.

Na sessão, uma das últimas do certame, que contou com o apoio da Federação Portuguesa de Natação, Daniel Moedas, que trabalha com alguns dos melhores nadadores nacionais, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, começou por sublinhar que nunca optou pela natação, tendo jogado, sobretudo, ténis. “Nunca tive talento para o desporto”, disse, entre sorrisos, revelando, todavia, que o «movimento humano” sempre o “cativou”, daí ter optado pela área.

Durante a palestra, Daniel Moedas explicou os cuidados que os atletas devem ter para prevenir lesões, revelando que a maioria das lesões graves acontecem… fora dos treinos, tendo dado alguns exemplos mas, claro, sem nunca citar nomes.

Segundo o fisioterapeuta da seleção nacional de natação e colaborador do Comité Olímpico Internacional, as lesões mais graves dos nadadores acontecem nos ombros e bíceps (tendinopatia), sendo que as dores mais comuns são as de costas e pescoço.

Daniel Moedas revelou, ainda, alguns sites e programas que podem ser consultados e/ou adquiridos pelos interessados que “ajudam a monitorizar” a atividade física dos atletas nas diferentes modalidades.

A gestão da carga de treino é um dos principais vetores do trabalho de um fisioterapeuta como Daniel Moedas e uma parte “fundamental” do seu trabalho que, entre outros objetivos, visa “prevenir lesões”.

“O conhecimento da biomecânica desportiva e das lesões músculo-esqueléticas com maiores taxas de incidência e prevalência na natação promovem uma identificação precoce de fatores de risco de lesão e, desta forma, a delineação de programas de minimização do risco de lesão e de estratégias complementares ao treino (recuperação ativa e passiva)”, destacou, numa recente publicação, o fisioterapeuta da seleção nacional de natação.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.