21 de Maio 2024 22:55
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Outras Modalidades

Final emocionante leva Portugal para a Liga das Nações de Vela

Foto: Federação Portuguesa de Vela

Portugal estreou-se, entre os dias 9 e 13 de junho, na Star Sailors League Gold Cup, que decorreu no Largo de Neuchâtel, na Suiça. O modelo da competição é similar ao modelo da Liga das Nações de Futebol (até nos equipamentos), onde o país é posicionado numa competição de qualificação (Qualifying Series) ou passa diretamente para a fase final (Final Series). Disputado por barcos fornecidos pela organização, os modelos SSL47, são monegascos de 15 metros de comprimento.

Nesta competição, a seleção da equipa envolve o ranking individual de cada velejador e, tendo em conta que este novo conceito envolve o Ranking Global Mundial entre os atletas das 56 nações selecionadas, é possível compará-los. João Rodrigues – capitão de equipa -, Afonso Domingo – leme e team manager -, Mariana Lobato, Diogo Costa, Pedro Costa e Bernardo Plantier foram os atletas destacados para tripulantes. José Paulo Ramada – tático – e os tripulantes Filipe Silva, Mafalda Pires de Lima e Paulo Manso, juntaram-se ao grupo.

Portugal defrontou, na fase de grupos, a República Checa, Bulgária e Turquia. Depois de um mau início, com dois últimos lugares, nas 4 regatas seguintes, Portugal venceu duas e obteve dois segundos lugares, vencendo a etapa e apurando-se, assim, para a Liga das Nações de Vela.

João Rodrigues, capitão de equipa parabenizou a equipa e diz-se orgulhoso pelo percurso.

“Tenho que dar os parabéns à minha tripulação, fizeram um ótimo trabalho de equipa. Estou mesmo muito orgulhoso da forma como lidaram com toda a regata, com toda a pressão inerente, e da forma como agarraram a oportunidade quando ela surgiu.”, afirma João Rodrigues.

Para além de Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, EUA, França, Itália e Espanha, entre outras nações, também irão estar nesta fase final, que se realizar em novembro no Bahrain.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Olímpico

A velejadora portuguesa Mafalda Pires de Lima garantiu, esta quinta-feira, uma vaga para Paris-2024, ao terminar em sétimo lugar na classe kite feminino da...

Vela

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, o mais emblemático evento de vela a norte do país, regressa este fim de semana. Com lugar na Douro...

Vela

Eduardo Marques, velejador português, conquistou um 4.º lugar na classe ILCA7  no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que decorreu...

Vela

A parceria entre a Future Healthcare e a Federação Portuguesa de Vela (FPV), dedicada ao desenvolvimento da Vela Adaptada em Portugal, foi oficializada este...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.