12 de Abril 2024 19:43
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Pedro Sequeira

Final da ronda preliminar
– crónica nº 3 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira

Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine. Foto: Carlos Saraiva/SM
Final da ronda preliminar
– crónica nº 3 do Europeu de Andebol 2024,
por Pedro Sequeira*
 

No 3º e último jogo da fase preliminar calhou-nos a forte seleção da Dinamarca, uma das candidatas ao título europeu. Apesar de ambas as seleções já estarem apuradas para a ronda principal, a vitória neste jogo significava levar pontos para a 2º fase. Portugal não leva, a Dinamarca leva os 2 pontos da vitória de hoje.

Sabíamos que seria um jogo extremamente difícil pois levar pontos para a fase seguinte aproxima mais as equipas das meias-finais, pelo que dificilmente hoje alguma das equipas facilitaria. Provavelmente poucos repararam ou chamaram a atenção deste pormenor, mas só para terem a ideia do respeito que Portugal já tem nestas fases finais, a Dinamarca deixou anteontem alguns dos seus principais jogadores na bancada e outros jogaram muito pouco tempo contra a Grécia. Os Dinamarqueses sabiam que não podiam facilitar contra Portugal e não o fizeram.

A primeira parte deve dois momentos distintos: numa primeira fase, pareceu que a Dinamarca facilmente iria resolver o jogo quando conseguiu chegar aos 5 golos de diferença. Mas rapidamente Portugal recuperou e conseguiu chegar ao intervalo a perder por apenas 2 golos. Na fase da recuperação de Portugal, apesar do nosso bom desempenho, era extraordinariamente difícil ultrapassar o Niklas Landin (para mim, continua a ser um dos melhores do mundo, se não mesmo o melhor na sua posição). Portugal até conseguia ultrapassar a defesa dinamarquesa (o que, devo sublinhar, é um enorme feito), mas depois lá estava o Landin como última barreira difícil de ultrapassar.

Na 2ª parte, a Dinamarca aumentou ainda mais a velocidade do seu jogo, principalmente nas transições e nas combinações ofensivas com poucos jogadores. Portugal tentou acompanhar como conseguiu. Não faltou empenho nem vontade. Marcar 27 golos à Dinamarca não é fácil (por exemplo, a Chéquia contra estes mesmos jogadores marcou 14 golos), mas os 37 golos sofridos ilustram a dificuldade em fazer oposição a tão valiosos jogadores. Julgo, no entanto, que este jogo serviu para Portugal perceber como vão ser os jogos da ronda principal e começar já a preparar-se para isso.

Teoricamente terá 2 adversários muito fortes (Suécia e Noruega), um forte (Eslovénia) e um mais do seu nível (Holanda), pelo que mantém as possibilidades de atingir os seus objetivos em aberto. Amanhã a comitiva segue para Hamburgo, tendo o seu primeiro jogo já na 4a feira.

* Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine, Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências do Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Presidente da Comissão de Métodos – Federação Europeia de Andebol, acompanhará através de crónicas exclusivas para a SportMagazine o Europeu de Andebol 2024.

Fique atento à próxima crónica na SportMagazine!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol apurou-se, este domingo, para a fase final do Europeu de 2024, apesar de ter perdido, por 25-22, com...

Andebol

À entrada para o fim-de-semana da Taça de Portugal, Marítimo da Madeira Andebol SAD e CF Os Belenenses já haviam disputado os oitavos-de-final e...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol conhece, esta quinta-feira, os adversários que vai encontrar na fase de qualificação para o Europeu de Andebol de 2026....

Andebol

A seleção portuguesa de andebol começa, esta quinta-feira, pela segunda-vez, o torneio pré-olímpico, sendo que os ‘heróis do mar’ vão medir forças com Noruega...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.