25 de Fevereiro 2024 16:37
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Canoagem

Fernando Pimenta aponta ao ouro em K1 1.000 metros nos JO de Paris

Foto: Câmara Municipal de Ponte de Lima

O canoísta Limiano Fernando Pimenta acredita que é um dos principais candidatos a vencer a medalha de ouro – em K1 1.000 metros – nos Jogos Olímpicos de Paris – 2024.

“Se acredito que sou capaz? Já o demonstrei várias vezes. Tenho sido o atleta com mais regularidade no pódio. Desde que faço canoagem não me recordo de quem tenha medalhas em europeus e mundiais tantos anos consecutivos. Nos Jogos Olímpicos é preciso sentir-me bem e inspirado. Às vezes, é preciso esse 0,5% de inspiração, como aconteceu nos Mundiais de Duisburgo. É aquele meio metro de diferença que pode trazer o título”, destacou o limiano que conta no currículo com 136 medalhas internacionais, nas mais diversas distâncias, entre os 500 e 1.000 metros, em regatas em linha, e nas maratonas, com provas até 30 quilómetros.

O canoísta foi, esta semana, foi homenagem da Câmara Municipal de Ponte de Lima, por mais uma época repleta de êxitos, destacando-se o título mundial no olímpico K1 1.000 metros.

O canoísta Limiana considera a homenagem “uma cerimónia simples que condiz” com a sua forma de ser e, também, com o treinador Hélio Lucas, que também foi homenageado na vila mais antiga de Portugal.

“Foi um momento mais intimista e próximo, com bastante significado”, enfatizou.

“Ser homenageado em casa é sempre diferente. É um orgulho enorme. A bandeira de Ponte de Lima vai sempre comigo para os estágios e para as provas internacionais. E estar aqui com a minha família e amigos, pessoas do Clube Náutico de Ponte de Lima, e fiz com eles alguns treinos antes dos mundiais. Aprendo muito com eles e espero que tenham aprendido comigo. Porque isto é um processo evolutivo, de constante aprendizagem e evolução, e aprendemos uns com os outros”, finalizou Fernando Pimenta.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O canoísta limiano Fernando Pimenta e a atleta Auriol Dongmo foram eleitos atletas do ano de 2023 pelo CNID – Associação dos Jornalistas de...

Canoagem

Portugal conquistou mais uma medalha de ouro no Mundial de canoagem, a ser disputado em Duisburg. João Ribeiro e Messias Batista conquistaram mais uma...

Canoagem

Messias Baptista, canoísta que festeja o seu 24º aniversário no próximo domingo, encontra-se presente em duas finais nos Jogos Europeus – competição esta que...

Canoagem

Fernando Pimenta afirmou ter sido “desconvocado por mensagem” dos Jogos Europeus. No entanto, o Comité Olímpico de Portugal (COP) anunciou, em comunicado, a presença...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.