16 de Maio 2022 05:59
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atletismo

Fernanda Ribeiro: “Demorei 20 anos para conseguir rever as imagens de Atlanta”Exclusivo 

Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta 1996. Foto: D.R.

A felicidade é um momento. Campeã olímpica nos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96, Fernanda Ribeiro demorou tempo até conseguir rever a extraordinária prova. “Apenas muitos anos depois consegui rever a corrida completa”, diz à SportMagazine a ex-atleta que pertence ao restrito grupo de portugueses que ganharam duas medalhas olímpicas.

SportMagazine (SM) – Há quem defenda que não devemos voltar onde já fomos felizes. Alguma vez voltou ao estádio de Atlanta onde foi campeã olímpica?
Fernanda Ribeiro (FR) – Nunca lá voltei. O estádio foi demolido posteriormente. Mas tenho em casa um pedaço da pista de tartan onde corri. Numa ocasião fiz um trabalho relacionado com o fabricante da pista e ofereceram-me esse pedaço. Aqueles jogos foram muito complicados, por razões externas, devido ao contexto do atentado.

SM – Revê as imagens muitas vezes?
FR – Eu demorei 20 anos a rever a corrida na íntegra. Durante anos só conseguia rever a parte final, quando ultrapassei a Wang Junxia. Isso era o importante. Quando completei 20 anos de ter sido campeã olímpica decidi ver a prova completa. E agora vejo com mais frequência. Por vezes fico nervosa, como se não soubesse o resultado, porque ainda vivo muito a competição.

SM – Da sua carreira ficou alguma mágoa, alguma coisa que não conseguiu fazer?
FR – Não tenho mágoas desportivas, fiz tudo, ganhei tudo o que havia para ganhar. Tenho muito orgulho na minha carreira.

Leia a entrevista completa na próxima edição da revista SportMagazine.

Fernanda Ribeiro em Atlanta 1996. Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atletismo

Os atletas portugueses entram em competição este domingo nos Jogos Surdolímpicos, em provas de atletismo. O evento, que decorre até dia 15 de maio...

Atletismo

Campeã da Europa em Berlim (2018) e do Mundo em Londres (2017) nos 50 quilómetros marcha, Inês Henriques vivenciou na passada segunda-feira uma experiência...

Atletismo

A Maratona da Europa decorreu em Aveiro, juntamente com os Campeonatos de Portugal. No Cais da Fonte Nova, a Maratona da Europa foi exemplar...

Atletismo

Dezenas de atletas estarão este domingo em Évora para o primeiro dos meetings que integram o Circuito de Meetings de Portugal 2022. A competição...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.