O Pavilhão Municipal de Santo Tirso é palco, este sábado, a partir das 16h40, da Supertaça Feminina de Voleibol, entre FC Porto, campeão nacional, e Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 2023/2024, numa competição organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST).
O título nacional da turma portista “foi o primeiro conseguido a solo, depois de ter sido quebrada a parceria AJM/FC Porto, que resultou em três títulos consecutivos desta equipa resultante da junção da Academia José Moreira e do FC Porto”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Na Taça de Portugal, “a equipa do SL Benfica ergueu o troféu pela terceira vez – e superou um período de jejum na competição que durava há 50 anos – ao vencer, por 3-2 (25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12), o PV 2014/Colégio Efanor na 52.ª edição da prova-rainha do Voleibol nacional, disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo”, vinca a mesma nota.
Tal como nas edições mais recentes, nos jogos da Supertaça será utilizado o sistema de «Video Challenge», que possibilita, a pedido de uma das equipas, a revisão de imagens de vídeo referentes a certas decisões da equipa de arbitragem, confirmando-as ou eventualmente alterando-as.
Quem sucede a Benfica e ainda a Leixões SC?
Em 2023, o Leixões Sport Club ergueu o seu quinto troféu da Supertaça feminina ao derrotar (3-0: 25-17, 25-21 e 26-24) o Sporting Clube de Portugal, num jogo disputado em Santo Tirso.
Por seu turno, o SL Benfica ergueu o troféu da Supertaça masculina pela 11.ª vez ao vencer, por 3-0 (25-17, 25-21 e 25-14), a AJ Fonte do Bastardo, no Pavilhão Desportivo de Santo Tirso, numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol, em colaboração com a Câmara Municipal local, que nesse ano congregou, pela primeira vez, no mesmo dia e no mesmo local, a competição de femininos e de masculinos.
Fonte: FPV