30 de Setembro 2022 06:41
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Cursos e Congressos

Fátima Monge da Silva homenageada no 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa

Fátima Monge foi homenageada no último Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, em Leiria. Foto: Daniel Leal/SM

Fátima Monge da Silva, 72 anos, foi este sábado homenageada no 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa. É dos nomes mais sonantes do andebol feminino nacional. A antiga selecionadora nacional da modalidade é considerada, por muitos, a pioneira do andebol feminino em Portugal e a principal responsável pelo seu crescimento.

Fá, conforme é conhecida, é formadora certificada pelo Conselho Científico-pedagógico da formação contínua e detém o curso de treinadores de segundo grau. Para além da sua formação, tem ainda um currículo diverso e cheio de história. Foi professora de educação física (1970-2009), treinadora em vários clubes de renome (1973-2009), como o Sport Lisboa e Benfica, selecionadora nacional da Federação Portuguesa de Andebol (1978-1989) e da Associação de Andebol de Lisboa (1976-1994), sempre muito ligada aos escalões femininos e treinou andebol ininterruptamente entre 1972 e 1981.

Entre 1992 e 2002 foi membro da equipa da Câmara Municipal de Lisboa no Programa de Apoio à Educação Física, no 1º Ciclo do Ensino Básico.

O seu percurso no andebol surgiu de um acaso. Fátima Monge, em 1971 começou como professora de educação física no Liceu Maria Amália e treinava basquetebol. No entanto, devido ao mau estado dos cestos, decidiu, juntamente com as suas alunas, jogar andebol até que os cestos estivessem bons. E assim começou a história. Fá ganhou vários campeonatos nacionais com o Liceu Maria Amália e estreou essa mesma equipa nas competições europeias, sendo a primeira equipa de andebol feminino a jogar numa competição fora do contexto nacional. Quando o liceu terminou com o andebol, a treinadora assumiu o comando técnico do Clube Atlético de Campo de Ourique, onde venceu duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Após essas conquistas, à semelhança do que havia acontecido antes, o CA Campo de Ourique encerrou a modalidade e Fátima Monge muda-se para um dos “três grandes” portugueses, o Sport Lisboa e Benfica, onde foi campeã nacional e conquistou, mais uma vez, a Taça de Portugal.

Após conquistar lugar no Campeonato do Mundo em 1986, Fá levou a Seleção Nacional à vitória do torneio da Sicília, em 1988. Estes foram os primeiros grandes marcos históricos do andebol feminino. Mais uma vez, Fátima Monge da Silva escrevia o seu nome na história da modalidade.

Com todas estas conquistas ao longos dos anos, a ex-selecionadora nacional e professora de educação física conta com vários resultados desportivos de destaque e Prémios de Carreira, tais como a Medalha de Mérito do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Carreira, da Federação de Andebol de Portugal.

Com todos estes prémios e esta vasta carreira, Fá foi homenageada este sábado. Fátima Monge da Silva mostrou-se emocionada ao receber a homenagem e afirmou não esperar tal feito.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

O 9.º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa, que decorreu este fim de semana, em Leiria, fechou com a temática “captação de crianças e jovens...

Cursos e Congressos

O 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa decorreu este fim de semana, em Leiria. Este evento, que reuniu aproximadamente 300 participantes (entre presenciais...

Cursos e Congressos

O 9.º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa, que decorreu este fim de semana, em Leiria, reservou a 5ª Conferência Plenária para debater o Código...

Cursos e Congressos

O segundo dia do 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa está a decorrer este domingo, no Instituto Politécnico de Leiria. “Competências para a...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.