13 de Abril 2024 01:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Desporto Universitário

FADU premiada pelo IPDJ por boas práticas na promoção da igualdade e não discriminação

Foto: FADU

A campanha «Desafia os Números!», autoria da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) foi distinguida “com o Prémio Nacional da Igualdade de Género no Desporto – «Desporto + Igual»,  promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”, destacou, em nota enviada às redações, a FADU.

Após “conquistar um prémio internacional de Melhor Projeto de Igualdade de Género da International University Sports Federation (FISU)”, a FADU foi novamente galardoada com um “óscar” que premeia as “boas práticas de integração da dimensão da igualdade de género e não discriminação no desporto, com especial relevância para a população jovem”, destaca a nota.

A distinção será entregue, em cerimónia pública, no próximo dia 20, no seminário «Igualdade de Género no Desporto e cerimónia de entrega de prémios», em Viseu – Cidade Europeia do Desporto 2024.

Desafio os números no terceiro ano

A campanha «Desafia os Números!», criada pela FADU e implementada durante três anos letivos (entre 2022/23 e 2024/25), “pretende implementar medidas que ajudem a atenuar a diferença entre os números de participantes masculinos e femininos no desporto universitário”, junta a nota.

“O objetivo é aumentar em, pelo menos, 30% o número de mulheres envolvidas nas competições formais e informais”, destaca a FADU.

Ricardo Nora (presidente da FADU):  “Esta distinção é um motivo de orgulho e também uma motivação extra, pois significa que o nosso esforço está a ser recompensado. A criação de iniciativas que contribuam para a igualdade é um objetivo da FADU e esta distinção leva-nos a querer superar as expectativas. Esperamos com esta campanha inspirar não só os estudantes-atletas portugueses, mas também o sistema desportivo no geral. Este foi o primeiro ano em que a campanha e o feedback tem sido muito positivo. Depois de recebermos um prémio internacional por parte da FISU agora recebemos esta notícia. O nosso objetivo é aumentar o número de praticantes femininas para poder aumentar a competitividade e, consequentemente, melhorar os resultados. Estamos confiantes que vai ser possível atingir as metas propostas e continuar a elevar os valores aplicados no desporto universitário.”

 

Foto: FADU

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Universitário

A edição das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que conta com a organização da FADU Portugal, conjuntamente com a Associação Académica da Universidade...

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou, esta quarta-feira, o Seminário Igualdade de Género no Desporto, no Auditório dos Serviços de Viseu...

Desporto Universitário

A FADU Portugal e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) assinaram, recentemente, “um protocolo de cooperação...

Atualidade

O Convento de São Francisco, em Coimbra, foi palco, na passada quinta-feira (23), da XIV Gala do Desporto Universitário, evento que decorreu sob o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.