30 de Setembro 2022 07:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

Europeus de Munique: Seleção Nacional de Pista entra em ação na sexta-feira

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Portugal entra em prova esta sexta-feira, nos Europeus de Munique, na modalidade de Ciclismo de Pista. Maria Martins, em scratch, e Diogo Narciso, em corrida de pontos, são os primeiros dos cinco convocados a ir a prova. Para além destes dois atletas, Portugal conta ainda com o corredor de elite Iúri Leitão e mais três sub-23 – Daniel Dias, Daniela Campos e Diogo Narciso.

Gabriel Mendes, selecionador nacional, explica o quão importante é esta competição para o desenvolvimento dos atletas.

“Esta competição permite-nos dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento dos nossos atletas que estão a fazer o percurso até à categoria de elite. Vamos ter um misto de atletas com experiência, como o Iúri Leitão e a Maria Martins, com outros que ainda estão a ganhar essa experiência. Pretendemos dar mais competências aos atletas mais jovens, visando também o futuro”, explicou.

O selecionador nacional, apesar de afirmar que, mais que os resultados, pretende realmente sustentar o crescimento da Seleção Nacional de Pista, afirma que “lugares entre os dez primeiros significam um bom nível de desempenho”.

As provas decorrem numa pista amomível com 200 metros de corta – menos 50 que as pitas mais comuns – e vai ser montada apenas para a competição. Maria Martins fala de possíveis mudanças que podem ser obrigados a fazer.

“O facto de ser uma pista mais curta obriga-nos a fazer adaptações. Além disso, não é uma construção fixa, foi montada especificamente para esta competição. Isso sente-se, através de alguns ressaltos e inconstâncias da pista, que não dão a mesma suavidade a pedalar. Mas é igual para todos e temos de saber lidar com esses fatores também”, considera a olímpica Maria Martins.

A atleta ribatejana está há um bom tempo sem competir. Contudo, encontra-se confiante e com boas expectativas quanto aos Europeus.

“Tenho noção da forma em que estou, através dos dados de treino e das sensações durante esses treinos. Obviamente, não controlo como estão as adversárias, mas sei que estou bem. Sem dúvida que as minhas expectativas são positivas e a nossa seleção está aqui com ambições, mesmo sendo um processo para levar passo a passo e sem pressas”, disse.

Já Diogo Narciso, corredor sub-23, é vice-campeão europeu de corrida por pontos – lugar conquistado nos Europeus de sub-23 -, e estreia-se entre a elite na sexta-feira.

“Pela primeira vez vou correr com a elite num Campeonato da Europa. Quero representar da melhor maneira a Seleção Nacional. Vou fazer a corrida por pontos e o Madison [no dia 16] com o Iúri Leitão. Sei que temos trabalhado bem e que estamos bem. Espero que isso se reflita em resultados. Darei o meu melhor”, prometeu.

Contudo, Diogo Narciso também sente aquelas que são as particularidades da pista montada em Munique.

“A treinar sente-se muitas diferenças nesta pista relativamente às outras. As retas são mais curtas, a inclinação nas curvas é maior. A meio das curvas somos puxados para cima. No madison são mais difíceis as rendições, mas estamos a treinar para nos adaptarmos da melhor maneira”, diz.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis

O tenista português Gastão Elias foi eliminado esta quarta-feira na segunda ronda do challenger Lisboa Belém Open. A competição decorre até domingo no Club...

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal já tem os atletas escolhidos para a qualificação do Mundial 2024. Após vencer a Finalíssima, Portugal prepara-se para mais...

Ténis

Nuno Borges, tenista português, qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do torneio de Sófia. O maiato venceu Mirza Basic, bósnio, na sua estreia...

Futebol

A Seleção Nacional de Futebol perdeu, esta terça-feira, frente à seleção espanhola, a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.