O quinto dia dos Campeonatos Europeus de Atletismo ficou marcado pela estreia histórica da estafeta portuguesa de 4×400 metros. Para além da estreia, existe também um recorde para Portugal.
O quarteto português, que inclui João Coelho, no primeiro percurso, Mauro Pereira no segundo, Ericsson Tavares no terceiro e, por fim Ricardo Santos, recordista português, a fechar a equipa. Os atletas portugueses correram na pista sete na primeira das meias-finais e atingiram a marca de 3m03s59” – um recorde nacional com quase 27 anos (3.05,48) foi batido nesta presença histórica.
“Muito especial de estar aqui, bater um recorde muito antigo, mais velho que a idade de qualquer um dos meus três colegas de equipa. E agora temos uma equipa de quatrocentistas, temos uma marca de topo no mundo que nos vai abrir outras oportunidades, agora temos de continuar a trabalhar e podemos apostar nos mundiais de estafetas, na Super Liga europeia e conseguir entrar em mundiais e pensarmos nos Jogos de Paris ‘2024” temos também a superliga”, disse Ricardo Santos.
Mauro Pereira, tal como os seus colegas, encontra-se também orgulhoso da caminhada portuguesa, afirmando que “foi um salto enorme e temos muito orgulho nesta estafeta”.
“Este é o sonho de qualquer pessoa, chegar aqui e ser nono na prova individual e fazer parte da estafeta histórica que bate o recorde, é um momento incrível. Estamos muito satisfeitos com o nosso trabalho”, afirmou João Coelho.
Ericsson Tavares confirmou também estar a viver um sonho que já se encontra cumprido. “Temos a melhor equipa de sempre e pela nossa motivação e vontade ainda estremos melhor nas próximas oportunidades”, realçou.