O Ética Summit 2024 decorrerá daqui a uma semana, no dia 6 de setembro, preenchendo esse fim de semana num formato exclusivamente online, que conta com diversas mesas redondas, conferências e workshops. O Ética Summit recebe ainda diversos ativos do setor desportivo provenientes de países lusófonos – Portugal, Brasil e alguns países africanos.
Fábio Figueiras, membro da direção do Panathlon Clube de Lisboa e presidente da Comissão Executiva do Ética Summit 2024, conversou, no seguimento das edições anteriores, com a SportMagazine acerca do evento deste ano e explica quais as expectativas e objetivos do mesmo.
SportMagazine (SM) – Como encarou a organização deste evento esta edição, atendendo às edições anteriores?
Fábio Figueiras (FF) – Com a expectativa de elevar ainda mais o Ética Summit para o patamar de um evento verdadeiramente global e único, organizado Panathlon Clube de Lisboa, através dos seus sócios e parceiros. É já o evento de ética desportiva mais abrangente, com maior número de inscrições, participações, assistências e interesse. Vale relembrar, que contamos o ano passado com mais de 3000 inscritos e com uma participação média entre 300-400 participantes por sessão. Este ano conseguimos reforçar e renovar parcerias, tais como com o jornal A Bola, que será, novamente Media Partner, bem como com a SportMagazine, que tal como na edição de 2022 e 2023 esteve presente e a fazer cobertura diária do evento e se junta este ano novamente como Media Partner.
Devo, no entanto, confessar, que a organização desta edição contou com muitos desafios, desde logo devido a constrangimentos vários relacionados com grandes competições, como o Campeonato de Futebol Europeu e Copa América, bem como devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
SM – Em que aspetos incidem as maiores novidades na edição deste ano, e quais as expectativas face ao que possa continuar a progredir face ao ano passado?
FF – Contamos, novamente, com mais de 50 oradores oriundos de todos os cantos da lusofonia, desde Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe, que se vão estrear em participações no Ética Summit, como interveniente. Como sabe, o Ética Summit tem procurado convidar intervenientes novos em todas as suas edições, o que muito nos orgulha, porque são já perto de 200 os intervenientes que participaram e ainda vão participar nestas três edições do Ética Summit.
Outro aspeto são os temas quentes que, por sugestão e concepção do Conselho Científico do Panathlon Clube de Lisboa, liderado pela Professora Carla Chicau Borrego e a quem aproveito para agradecer a cooperação e esforço, vai fazer parte do programa deste ano, tais como a inteligência artificial no desporto, a participação de atletas transgenero em competições desportivas, questões de doping e tecnologias associadas, entre muitos outros. Posso, ainda, dizer, que este ano vamos ter um bloco temático com mais uma mesa de workshop (três mesas de Workshop em simultâneo, o que constituiu uma novidade face às duas sessões anteriores).
Este ano, para além de reforçar as Comissões existentes (Comissão de Apoio Institucional e Comissão de Honra), criamos ainda a Comissão de Autarcas pela Ética Desportiva (CAPED), por considerarmos que as Autarquias Locais, através dos seus Presidentes e Vereadores com o pelouro do desporto, constituem um pilar fundamental de comunicar com os clubes e com o tecido base desportivo. Até agora, são mais de 60 autarquias que não só aderiram à CAPED, como também divulgaram já pelos seus Clubes e demais interessados, o Ética Summit 2024. Por fim, existe, ainda, uma novidade, que queria guardar para o dia de abertura do Ética Summit 2024, no dia 6 de Setembro. Tem a ver com a publicação de uma obra mas peço que assistam à abertura do Ética Summit para mais informações.
SM – Com quantos inscritos conta este Ética Summit 2024 e como tem decorrido a evolução da participação desde a primeira edição?
FF – Já atingimos e ultrapassamos a marca dos 2000 inscritos e temos verificado, nos últimos dias, uma média de 30-50 inscritos por dia (registos vindos de todos cantos do mundo lusófono). Em comparação com a primeira edição, já duplicamos o número de inscritos e em comparação com a segunda edição estamos, ainda, ligeiramente abaixo dos 3000 inscritos, mas a este ritmo acredito que consigamos ultrapassar os 3000 inscritos.
SM – Quais os grandes objetivos do evento neste ano?
FF – No fundo, levar as discussões em torno dos temas da ética desportiva, que são temas queridos para o movimento Panathlon, e em especial, para o Panathlon Clube de Lisboa, a todo o decido base desportivo. Queremos discutir os temas dos valores do desporto, da formação dos agentes desportivos, da integridade e da saúde, que são temas do Ética Summit 2024, aos clubes locais, das terras, dos mais remotos aos mais centrais. O Ética Summit 2024 continua, como sempre foi, um evento 100% gratuito, 100% em português e 100% online. Sob estes 3 pilares, queremos continuar a atingir mais atletas, mais treinadores, mais pais, mais dirigentes desportivo, mais juristas desportivas, mais árbitros, mais massagistas, mais técnicos de exercício físico, etc.
Ó Ética Summit continua a ser um evento creditado pelo IPDJ para formação contínua de professoras (4 ACDs) e para os treinadores com 1,9 créditos.
Assim, aproveito para convidar todos a inscreverem-se e a participarem no Ética Summit 2024, um evento verdadeiramente importante e único no panorama desportivo nacional e internacional.
Sizalda Carvalho
Agosto 31, 2024 at 9:38 pm
Muito boa entrevista. Esclarecedora dos objetivos e finalidades. O conceito de ética muito falado, mas.por vezes pouco interiorizado. Parabéns nunca é demais falar daquilo em que nós acreditamos.