O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online, contando com diversas mesas redondas, conferências e workshops. O Ética Summit recebe ainda diversos ativos do setor desportivo provenientes de países lusófonos – Portugal, Brasil e alguns países africanos.
Este evento “pretende ser um evento promotor da reflexão, debate e partilha do conhecimento em torno das questões associadas à ética e integridade no Desporto, no espaço lusófono. Os participantes terão a oportunidade de assistir a conferências, participar em workshops, envolver-se em grupos de trabalho e de interesse comum e até criar sinergias e parcerias para o desenvolvimento de projetos multinacionais, entre os países lusófonos, sempre na construção de compromissos em prol do Desporto com integridade, ética e fair play”, conforme explicita a organização no site oficial.
De forma mais específica, podemos afirmar que durante os três dias de Ética Summit vão existir 8 workshops com a participação de cerca de 50 oradores. Para mais informações acerca do programa detalhado, clique aqui.
De forma rápida e sucinta, o evento conta com temas como: DESPORTO SECULO XXI – UM/O ATIVO GLOBAL DA HUMANIDADE (dia 8 de setembro); DESPORTO JUVENIL (com os subtemas “proteção, segurança e direitos da criança e jovem atleta” e “papel dos pais”) (9 de setembro); DOPAGEM e ANTIDOPAGEM (com subtemas “direitos e deveres dos atletas”, “estratégias e realidades lusófonas” e “o tratamento do atleta dopado”) (9 de setembro); VIOLÊNCIA NO DESPORTO (com subtemas “cobertura jornalísticas da violência no desporto”, “políticas e práticas na prevenção” e “racismo e xenofobia”) (10 de setembro); MANIPULAÇÃO (com os subtemas “as apostas desportivas ilegais”, “manipulação dos resultados e corrupção”, “abordagem para adulterar o resultado” e “match fixing e a defesa da integridade”) (10 de setembro).
De realçar que pode acompanhar o evento e adquirir toda a informação com a SportMagazine.