18 de Maio 2022 18:23
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciência

Estudo detalhado: Portugal formou mais de 90 mil profissionais do desporto em dez anos

Foto: Federação Portuguesa de Natação

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou esta semana uma nova infografia a apontar o retrato das profissões do desporto regulamentado em Portugal. O estudo é referente ao período entre 2010 e 2021, produzida a partir de indicadores estatísticos a 31 de dezembro de 2021 recolhidos no processo de emissão de Títulos Profissionais (treinador/a de desporto e de técnico/a de exercício físico/diretor técnico).

O infográfico disponibilizado pelo IPDJ mostra que, nos últimos dez anos, foram emitidos um total de 94.928 novos profissionais do desporto, sendo 61.569 títulos profissionais de treinador/a de desporto, 26.361 títulos profissionais de técnico/a de exercício físico e 6.998 de diretor/a técnico/a.

A caracterização por escalão etário, sexo, nacionalidade, distrito de residência, entre outras variáveis são, estão disponíveis no documento publicado pelo IPDJ, o que permite um conhecimento aprofundado destes grupos profissionais.

Futebol é a modalidade desportiva com maior número de treinadores/as (15.520, representando 34% do total), seguida pelas modalidades Natação (3.784) e Futsal (2.3603) – o restante da sequência pode ser conferidas no infográfico.

Outro recorte importante diz respeito ao género. Os homens são maioria absoluta entre os técnicos de desporto: 85%, sendo as mulheres 15% do universo. Em relação aos técnicos de exercício físico, a distribuição diminui, mas segue sendo relevante: 64% são homens e 36% mulheres.

A Confederação de Treinadores de Portugal destacou, por sua vez uma comparação relativa entre a pesquisa atual e uma anterior, também realizada pelo IPDJ, relativa ao período de 2010 a 2017. O organismo comemorou um aumento positivo das estatísticas.

“Fazendo a análise destes dois documentos constatamos, por exemplo, que já foram emitidos 61.569 títulos profissionais de treinadores de desporto (até 2017 eram 44.040), que os cursos de treinador continuam a ser a maior via de acesso com 71% (até 2017 eram 70,1%) ou que temos agora 15% de mulheres treinadoras (até 2017 eram 14%) havendo ainda um grande caminho a percorrer”, observou.

O novo estudo do IPDJ pode aqui ser conferido.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atualidade

Um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicado esta semana confirmou uma queda nos investimentos ao desporto, no número de clubes e também...

Atualidade

A Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores de Portugal divulgou esta semana a proposta do Código Deontológico do Treinador, aprovada na Assembleia Geral realizada...

Atualidade

Cinco dos principais treinadores portugueses na atualidade estarão reunidos num encontro marcado às 21h00 da próxima quarta-feira. Hélio Lucas (Canoagem), Jorge Braz (Futsal), Jorge...

Agenda

A Federação Portuguesa de Vela, em parceria com a Associação Regional de Vela do Norte, anunciou esta semana a realização de mais uma edição...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.