Um estudo científico ligado à formação científica de treinadores foi publicado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEIPP). Com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, este foi publicado no International Journal os Sports Science & Coaching. Foi então utilizada uma amostra de 8488 ações de formação contínua de treinadores entre os anos 2014 e 2020.
Os resultados do estudo revelam temas de enorme importância para a prática dos treinadores na atualidade, como a saúde mental e desenvolvimento positivo serem pouco abordados – estando a dar destaque essencialmente a questões técnicas e táticas.
Os investigadores recomendam que a tutela monitorize a estrutura dos cursos de formação inicial e contínua de treinadores, partindo do pressuposto que a violência no desporto e as iniquidades são, também, um problema educativo. Este recurso, a educação/formação através e no desporto, é o mais económico e útil à disposição do sistema desportivo e da tutela. Todavia, torna-se necessário legislar a inclusão, na formação inicial e contínua, de temas como equidade de género, desenvolvimento pessoal e social, ética desportiva, justiça social, saúde mental e práticas inclusivas, entre outros habitualmente desvalorizados.