2 de Outubro 2022 08:13
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futebol

Estudo aponta Portugal como o principal destino dos jogadores brasileiros no mundo

Everton Cebolinha, avançado brasileiro que atua no Benfica. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Estudo publicado esta segunda-feira pelo Observatório do Futebol (CIES, na sigla em inglês), aponta que o Brasil é o maior exportador do mundo de jogadores de futebol, com 1.219 futebolistas a atuar fora do país de origem. Portugal é o principal destino dos brasileiros.

De acordo com o relatório do CIES, no dia 1 de maio de 2022, 231 futebolistas que cresceram no Brasil jogavam nas três principais divisões portuguesas – o que estatisticamente refere que Portugal recebeu 18,9% dos jogadores brasileiros no estrangeiro. A pesquisa analisou 2.198 equipas em 135 campeonatos de todo o mundo.

O Brasil lidera o grupo com 1.219 expatriados, seguido pela França (978) e Argentina (815). Enquanto o número de brasileiros e argentinos no exterior aumentou um pouco desde 2017, o de franceses aumentou de forma mais significativa: de 770 para 978 (+27%). Apenas ans três primeiras divisões do futebol em Portugal estão 39 jogadores franceses.

Proporcionalmente, o número, entretanto, é inferior ao aumento de portugueses que agora atuam no exterior. Portugal saltou de 235 para 300, ou seja, um aumento de 27,7% de atletas a jogar fora do país. O principal destino dos lusos, 13.º em exportação no mundo, é a Inglaterra, que recebe 10,3% do total.

O relatório do CIES observa que o Brasil continua sendo o principal exportador de jogadores de futebol, mas que após pico registrado em 2019, o número de brasileiros no exterior caiu pelo terceiro ano consecutivo. Por outro lado, a presença estrangeira de nacionais do segundo maior país exportador, a França, atingiu o seu máximo histórico em 2022.

“A diferença entre brasileiros e franceses passou assim de 407 expatriados em 2017 para 241 em 2022. No não tão distante futuro, a França poderá assim tornar-se o principal exportador de futebolistas”, aponta o estudo.

Todos os detalhes e estatísticas do relatório do CIES pode aqui ser conferido.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futebol

Duas situações exemplares de fair play foram honradas com o Cartão Branco este fim de semana no futebol português. Recurso pedagógico pioneiro é em...

Cursos e Congressos

O quarto dia da Sport Integrity Week, evento organizado pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA), reservou a assinatura, esta quinta-feira, em Carcavelos, de um...

Futebol

Foi lançada esta quinta-feira a campanha intitulada “Mais Futebol, Menos Ódio!”. A ação conjunta é proveniente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Associação...

Futebol

Próximo de completar cinco meses à frente da equipa brasileira do Botafogo, o treinador português Luís Castro vive um dos maiores desafios da carreira....

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.