A Escola de Jornalismo do Porto (EJP) começa, no próximo dia 23 de Outubro, uma pós-graduação em Gestão, Comunicação, Marketing e Desporto, e prerende “formar quadros que respondam com elevado desempenho profissional às necessidades dos clubes” e profissionais “que facilitem a gestão eficiente das direções na conquista dos objetivos de cada clube”, destaca, em nota publicada no site oficial, a EJP.
“Os clubes desportivos, em geral, necessitam de quadros técnicos, com conhecimentos avançados nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing. Se é certo que isto já acontece com os principais clubes, a grande maioria ainda precisa de dar este passo. Com esta pós-graduação pretende-se formar quadros que respondam com elevado desempenho profissional às necessidades dos clubes. Quadros profissionais que facilitem a gestão eficiente das direções na conquista dos objetivos de cada clube”, junta a nota, sulinhando que a pós-graduação terá uma metodologia inovadora.
“Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos. Pretende-se com a combinação de distintas abordagens metodológicas que o Estudante participe de forma ativa no decorrer das aulas. Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções”, destaca a EJP.
Aulas
– O curso tem a duração de oito meses, em B-Learning, agrega 148 horas letivas de contacto, num total de 750 horas, correspondendo a 30 ECTS.
Objetivos
– Fornecer conhecimentos avançados numa lógica de saber-fazer que permitam aos formandos desempenhar funções com elevada competência e rentabilidade;
– Além da parte teórica, partilhar experiências atuais e inovadoras de interesse para os clubes.
Destinatários
– Profissionais de clubes que queiram melhorar conhecimentos nas áreas da gestão, da comunicação e do marketing;
– Licenciados na área do desporto;
Licenciados nas áreas das ciências sociais que admitam exercer funções especializadas em clubes desportivos;
– Outros interessados.
Avaliação
– Esta “resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e o desenvolvimento de um projeto no final do curso e defendido em aula. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 13 valores; bom, de 14 a 15 valores; muito bom, de 16 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores. A avaliação é determinada em função do número de ECTS”, destaca a nota.
Saberes e Competências
– Dotar os alunos com saberes práticos que lhes permitam ter um alto rendimento nas organizações desportivas;
– Capacidade máxima na gestão eficiente das Direções na conquista dos objetivos de cada organização;
– Dominar as melhores ferramentas e estratégias de Marketing e de Comunicação.
Por: Pedro Silva
Foto: ESJ
